Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Qual é a média de tamanho do pênis brasileiro?

Confira a explicação de Jairo Bouer sobre o tamanho do pênis - iStock
Confira a explicação de Jairo Bouer sobre o tamanho do pênis - iStock

Redação Publicado em 05/09/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 16 anos e meu pênis mede 20 cm; isso é normal? É grande ou pequeno para a minha idade?”

Jairo Bouer explica que um pênis de 20 centímetros é considerado grande para qualquer idade. Segundo ele, o tamanho médio do pênis do homem brasileiro em ereção é de cerca de 13,5 cm.

Mas, aos 16 anos, eu acho pouco provável que ele cresça ainda mais”, finaliza o médico.

Confira a explicação completa:

@jairobouer “20cm é muito?” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Aesthetic - Tollan Kim

Até qual idade o pênis cresce?

O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo começa a se desenvolver fisicamente mais tarde, o pênis cresce até os 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo. 

Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, às vezes, com 15 ou 16 anos. 

Confira:

Tamanho realmente é documento?

tamanho do pênis acaba sendo uma questão muito mais masculina do que feminina. Claro, existem mulheres que preferem pênis maiores ou mais grossos, porém, em geral, os homens se preocupam muito mais com o assunto do que elas. 

Muito disso tem a ver com o falocentrismo presente na sociedade, que alimenta o pensamento de que o pênis, de alguma forma, representa o homem. Assim, cria-se no imaginário uma ideia de que um pênis maior faz um homem ser mais viril.

O problema é que esse pensamento pode gerar impactos na autoestima e, por consequência, na vida sexual do homem.

Além disso, embora a vagina passe por uma dilatação na hora H, ela também tem um limite de alongamento que varia entre 10 cm a 15 cm, o que significa que um pênis maior não vai fazê-la ter mais prazer.

Por fim, a maioria das mulheres chega mais facilmente ao orgasmo por meio da estimulação do clitóris, ou seja, apenas a penetração em si pouco ajuda nesse momento. O que importa é a relação como um todo, considerando as preliminares e os gostos de cada pessoa envolvida. Pênis não é tudo!

Veja também: