Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Usei bomba peniana e meu pênis está inchado; e agora?

Produtos que prometem aumentar o pênis podem causar infecções e deformidades - iStock
Produtos que prometem aumentar o pênis podem causar infecções e deformidades - iStock

Redação Publicado em 02/09/2022, às 09h00

“Doutor, usei a bomba peniana a vácuo e meu pênis inchou. O que devo fazer? Estou preocupado!”

As bombas penianas são vendidas prometendo ajudar o homem a ter ou manter uma ereção. Entretanto, dependendo da forma e do tempo utilizado, bem como da pressão criada pelo objeto, há a chance de ocorrer um inchaço no pênis, com risco de lesão, dor e desconforto.

Assim, se o homem está realmente enfrentando algum tipo de dificuldade de ereção, é sempre importante conversar com um urologista em vez de recorrer a esses produtos que podem trazer mais riscos do que benefícios. 

Além disso, muita gente também utiliza a bomba peniana acreditando que ela irá aumentar o tamanho do pênis ou deixá-lo mais grosso. Porém, mais uma vez, não é isso que acontece. Se o homem fez uso da bomba peniana e o pênis inchou, o melhor a se fazer é dar um descanso a ele, aplicar uma bolsa com gelo por algum tempo e, caso não melhore mesmo assim, procurar a ajuda de um profissional de saúde.        

Confira:

Existem outros métodos confiáveis?

Assim como a bomba peniana, existem vários outros métodos que prometem aumentar o pênis. Porém, é fundamental desconfiar de todo e qualquer anúncio desse tipo porque nenhuma técnica é aprovada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Foi desenvolvido, por exemplo, o chamado “extensor peniano”, uma espécie de suporte ligado a um elástico conectado a um peso ou preso em alguma parte da perna que puxa o pênis para baixo. Além do desconforto, o extensor não entrega o resultado prometido.

Outro exemplo são remédios que circulam no mercado e que prometem aumentar o tempo, o volume da ejaculação e o tamanho do pênis. Assim como os outros métodos, esses também não funcionam e não devem ser considerados como uma proposta séria. 

Por fim, há ainda cirurgias que injetam gordura no pênis – retirada da barriga ou das nádegas, por exemplo –  na tentativa de aumentar o tamanho e a espessura. Entretanto, a gordura é um tecido vivo que pode ser reabsorvido. Assim, além do risco de infecção, o indivíduo pode apresentar deformidades.