Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Não uso as mãos para me masturbar; é normal?

A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock
A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock

Redação Publicado em 09/09/2021, às 14h00

“Doutor, tenho 16 anos e me masturbo de um jeito diferente dos outros meninos. Não uso as mãos, deito de bruços e fico meio que me esfregando. Isso é normal?”

Sim, é normal. Não existe uma forma única de se masturbar. Cada pessoa tem as suas peculiaridades, os seus gostos, as suas preferências e, muitas vezes, o seu jeito pode ser diferente da maior parte dos meninos. 

Mas que tal também tentar usar as mãos? Assim, é possível ampliar e diversificar as possibilidades existentes.

@jairobouer

"M@STURB@R DE UM JEITO DIFERENTE: ISSO É NORMAL?”🚨#j#airoresponde #d#uvida #d#icas #j#airobouer #c#uriosidade

♬ som original - jairobouer

Existe um tempo médio para a masturbação?

Não existe tempo médio de masturbação. Esse é um ponto que varia de pessoa para pessoa, algumas pessoas podem chegar no ápice do prazer em poucos minutos, já outras demoram horas.

Ainda é necessário prestar atenção em aspectos que podem influenciar no momento, como ansiedade, pressa, liberdade, entre outros. Pode ser que em um dia você queira resolver tudo rápido, mas, no outro, está só, tem mais tempo e quer curtir a sua companhia por mais tempo.

A regra não existe, o que importa é que seja confortável e proveitoso para você. Tem dia que vai ser mais depressa e dia que vai demorar mais, tudo depende do tempo e da liberdade que você tem para ficar com você mesmo, principalmente se você mora com outras pessoas.

Confira:

Tem problema masturbar-se todos os dias?

Muitas pessoas costumam perguntar se existe uma quantidade máxima de vezes que um indivíduo pode se masturbar por dia. Normalmente, costumamos dizer que não.

O limite é o desconforto, a dor que a pessoa possa eventualmente sentir se ela exagerar muito ou se a frequência da masturbação estiver atrapalhando a sua rotina ou outras atividades durante o dia.

Além disso, da mesma forma como não há um máximo, também não existe um mínimo. Se o indivíduo quiser se masturbar uma vez por semana ou uma vez por mês, e se sente confortável com isso, não há nenhum problema.

É importante lembrar ainda que a frequência da masturbação pode mudar em diferentes fases da vida. Há fases em que temos mais estímulos, animação e, consequentemente, podemos ter uma vontade maior de se masturbar. E, em contrapartida, há períodos em que temos menos interesse no assunto.

Veja também: