Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Meninas que usam vibradores podem ser consideradas virgens?

Muitas pessoas ainda associam a ruptura do hímen com a perda da virgindade - iStock
Muitas pessoas ainda associam a ruptura do hímen com a perda da virgindade - iStock

Redação Publicado em 15/07/2021, às 14h00

A pergunta “meninas que brincam com vibradores podem ser consideradas virgens?” surgiu durante uma live do Jairo Bouer com a apresentadora Penelope Nova no Instagram. Segundo o psiquiatra, o conceito de virgindade é difícil de ser definido, já que algumas pessoas levam em consideração a ruptura do hímen enquanto outras acreditam que o que importa mesmo é ter a relação sexual.

A virgindade ainda está, em grande parte, relacionada à questão do hímen, ou seja, se tem hímen é virgem, se não tem mais, não é mais virgem. Mas muitas meninas já praticam sexo oral e, até mesmo, anal, porém, ainda não fazem o vaginal. Nesse caso – e seguindo essa linha de pensamento – elas ainda são virgens porque o hímen permanece lá. 

Da mesma forma acontece com os vibradores: a pessoa nunca transou com ninguém, mas usa o vibrador de todas as formas possíveis. Será que essa garota deixou de ser virgem porque tem relacionamentos íntimos com os seus brinquedos sexuais? 

Para Jairo, a virgindade é intimidade. “Enquanto a menina não teve uma situação íntima de troca com outra pessoa, para mim ela ainda é virgem. Porém, esse é mais um conceito entre tantos outros que existem”. 

Invista no autoconhecimento 

Penelope também deu a sua opinião sobre esse assunto durante a live. “Estou vivendo um momento da minha vida que estou me ligando que a verdade não é absoluta, ela é subjetiva, ou seja, depende 'para quem'. Por isso, é tão importante que a gente use o tempo que temos na vida para nos conhecermos melhor e, assim, estarmos mais certos e seguros para ter a oportunidade de acertar mais nas próprias escolhas. Afinal, nossas escolhas vão impactar, antes de qualquer outra pessoa, nós mesmos”, comentou. 

Confira:

Tem hora certa para a primeira vez?   

Muitas vezes, as garotas ficam inseguras e nervosas quando se trata da primeira relação sexual e, somado a isso, pode haver uma pressão – tanto do parceiro quanto do círculo social– para que o momento ocorra logo, mesmo que ela não saiba se está totalmente pronta para o momento. 

Então, é importante que fique claro que não existe uma idade ou uma data certa para a menina ter a sua primeira vez. O momento certo é aquele em que ela sente estar pronta para poder cuidar da sua vida sexual. Em geral, as meninas preferem fazer isso quando estão namorando, têm um parceiro mais estável, com um certo grau de intimidade e se sentem mais confortáveis ou à vontade com ele. Levando tudo isso em consideração, a primeira vez tende a ser mais tranquila e prazerosa para a menina e, assim, para o casal também. 

Porém, vale lembrar que o momento ideal será aquele em que você sentir que está pronta. Não adianta seu namorado colocar pressão sobre você caso você sinta que ainda não é a hora. Caso você ceda a essa pressão, a relação pode ser ruim, você pode se sentir insegura e não curtir tudo o que está acontecendo. Assim, a chance de frustração é muito maior.

Para aumentar a segurança, é importante conversar mais sobre o assunto e ganhar intimidade. Se o seu namorado não conseguir te escutar, se vocês não puderem conversar e se ele não perceber que aquele ainda não é o seu momento, talvez esse não seja o namorado mais adequado para você. 

Não se esqueça: independente de quando for a sua primeira vez, é fundamental que vocês usem camisinha