Doutor Jairo
Assista » Tira Dúvidas

Como saber qual o momento ideal para a primeira vez?

O momento ideal será aquele em que você sentir que está pronta e, acredite, você saberá!
O momento ideal será aquele em que você sentir que está pronta e, acredite, você saberá! - iStock

Dr. Jairo Bouer Publicado em 04/01/2021, às 17h41

É muito comum eu receber perguntas de garotas que estão inseguras em relação à primeira transa, afinal, esse é mesmo um momento cheio de dúvidas e incertezas. Muitas vezes, ainda pode acontecer de o namorado tentar pressionar a garota para que a primeira vez aconteça, mesmo que ela não saiba se está totalmente pronta para o momento. 

Então, é importante deixarmos claro que não existe uma idade ou uma data certa para a menina ter a sua primeira vez. O momento certo é aquele em que ela sente estar pronta para poder cuidar da sua vida sexual. Em geral, as meninas preferem fazer isso quando estão namorando, têm um parceiro mais estável, com um certo grau de intimidade e se sentem mais confortáveis ou à vontade com ele. Levando tudo isso em consideração, a primeira vez tende a ser mais tranquila e prazerosa para a menina e, assim, para o casal também. 

Porém, vale lembrar que o momento ideal será aquele em que você sentir que está pronta. Não adianta seu namorado colocar pressão sobre você caso você sinta que ainda não é a hora. Caso você ceda a essa pressão, a relação pode ser ruim, você pode se sentir insegura e pode não curtir tudo o que está acontecendo. Assim, a chance de vocês se frustrarem é muito maior.

Para aumentar a sua segurança, vocês podem conversar mais sobre o assunto e ganhar mais intimidade. Se o seu namorado não conseguir te escutar, se vocês não puderem conversar e se ele não perceber que aquele ainda não é o seu momento, talvez esse não seja o namorado mais adequado para você! Um cara que não te escuta, não te ouve, é um sinalizador de que esse pode não ser um bom namorado. 

Não se esqueça: independente de quando for a sua primeira vez, é fundamental que vocês usem camisinha