Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Tomei a vacina contra a Covid-19, ainda posso transmitir a doença?

A vacina contra a Covid-19 tem a função de ensinar o corpo a produzir anticorpos
A vacina contra a Covid-19 tem a função de ensinar o corpo a produzir anticorpos - iStock

Redação Publicado em 08/04/2021, às 09h00

Doutor, quem toma a vacina contra o novo coronavírus não transmite mais a Covid-19? 

Essa é uma ótima pergunta. Até esse momento, não existe uma resposta 100% segura. Dessa forma, a perspectiva que vem sendo trabalhada é: mesmo vacinado, a pessoa pode, eventualmente, transmitir o novo coronavírus

Mas qual a função da vacina?

A vacina tem a função de ensinar o nosso corpo a produzir anticorpos contra o vírus, assim ela evita de 50 a 70% o risco de o indivíduo se infectar e reduz em quase 100% as chances de a  doença evoluir para um quadro mais grave. Então o seu papel está muito relacionado em tentar impedir uma infecção e a progressão da mesma. 

Não é hora de relaxar

Mesmo aqueles que estão vacinados podem entrar em contato com o vírus e este permanecer nas vias aéreas superiores por alguns dias. É nesse período, segundo os especialistas, que há a hipótese de a pessoa ser capaz de transmitir a doença. 

Por isso, ainda que tenha sido vacinado, é tão importante continuar com as medidas de proteção, como uso das máscaras, e evitar aglomerações, até que uma parcela significativa da população esteja protegida. Quando o país chegar à chamada “imunidade comunitária”, todos esses riscos diminuem.