Doutor Jairo
Leia » Covid-19

Mesmo com vacinação, autoridades alertam para importância do distanciamento

Além do distanciamento, ainda é recomendado o uso de máscara e a higiene com as mãos
Além do distanciamento, ainda é recomendado o uso de máscara e a higiene com as mãos - iStock

Redação Publicado em 21/01/2021, às 10h03

Apesar de em muitos países a vacinação contra a Covid-19 já ter começado, isso não significa que aglomerações já podem ser feitas novamente. Para explicar isso, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) - o escritório da Organização Mundial da Saúde nas Américas, divulgou um comunicado para alertar que, enquanto a maioria da população não estiver vacinada, o distanciamento social ainda é necessário.

Carissa Etienne, diretora da Opas, pediu em uma entrevista coletiva que os governantes não descuidem da população neste momento. "As vacinas vão ajudar a salvar vidas. Estamos cientes de que ainda não há doses para atingir o impacto da transmissão [do vírus] no curto prazo. As doses disponíveis são poucas. E esses fatores mostram a necessidade de intensificar as ações do sistema de saúde para limitar a exposição ao vírus. Distanciamento social, evitar aglomeração e lavagem das mãos são nossas melhores esperanças”, lembrou ela.

Mas e a saída com os amigos?

Meus amigos estão indo para a balada direto e depois querem me encontrar. Estou com medo, o que eu faço?

Você está certo em estar com medo. Temos visto que as pessoas que mais circulam são as que mais se expõem aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Em baladas essa situação é ainda mais complexa. 

Tem pessoas que estão indo para a balada em espaço fechado, sem janela aberta, com ar condicionado ligado, com mais de 100 pessoas no local, sem máscara e achando que está tudo bem. As pessoas estão decretando o final da pandemia, mas o vírus continua aí

Os números têm nos mostrado que a situação segue complicada. O ideal seria que as pessoas não fossem às baladas, que ficassem nas suas casas, evitassem aglomerações e usassem sempre máscara.

No seu caso, eu procuraria evitar encontrar com os amigos, mesmo, em especial aqueles que estão indo às festas. Eventualmente, se você for encontrar alguém, prefira um local aberto, evite contato muito próximo e use máscara.

Quanto aos amigos que já não estão preocupados com os cuidados, talvez seja melhor você adiar o encontro com eles!