Doutor Jairo
Ouça » Tira Dúvidas

Se você tem sentido dificuldade em dormir bem, veja essas dicas

Medo, estresse e inseguranças têm levado as pessoas a ficarem mais ansiosas
Medo, estresse e inseguranças têm levado as pessoas a ficarem mais ansiosas - iStock

Redação Publicado em 02/02/2021, às 09h00

"Meu sono está um horror. Acordo no meio da noite superpreocupado com qualquer coisa e é difícil voltar a dormir. Será que é ansiedade?"

Muitas pessoas têm se queixado de estar com o sono ruim por causa da pandemia. Medo, estresse, ansiedade e inseguranças têm levado as pessoas a ficarem mais ansiosas, o que reflete no momento do descanso. 

De fato, tem sido mais difícil pegar no sono, manter o sono e até mesmo acordar no horário que era de costume. Afinal, no dia seguinte todo mundo está mais cansado, desgastado e com uma dificuldade ainda maior de concentração e atenção.

Outra questão muito importante é o uso das telas, como celular, computador e televisão até altas horas. Tem se tornado um hábito ir para a cama com o celular na mão e ficar trocando mensagens e lendo notícias, o que ajuda a aumentar a ansiedade, fazendo com que o sono realmente piore.

A melhor dica é largar as telas meia hora antes de dormir. Em vez disso, pegue um livro, tente ficar mais relaxado e separar as ansiedades do seu dia desse momento de relaxamento. Se nada disso estiver resolvendo, procure a ajuda de um especialista!