Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Por que a minha alergia piora à noite?

Os quartos tendem a ser a parte mais alergênica da casa - iStock
Os quartos tendem a ser a parte mais alergênica da casa - iStock

“Doutor, tenho impressão que minha alergia piora muito à noite. Por quê?”

Pode não ser apenas uma impressão. Muitas pessoas enfrentam piora dos seus quadros alérgicos, principalmente dos respiratórios, na parte da noite. Isso pode ser explicado por alguns motivos, veja só:

1. Posição do corpo

A gravidade não é sua amiga quando se trata de alergia na hora de dormir. Quando você se deita, basicamente tudo em seu nariz começa a escorrer pela garganta. Devido à anatomia do nariz e da garganta, isso pode levar a mais tosse, chiado e dificuldade para respirar do que quando você está em pé. Apoiar-se com alguns travesseiros extras pode ajudar a aliviar o congestionamento e o gotejamento pós-nasal enquanto você dorme.

2. Quarto cheio de ácaros e mofo

A alergia pode piorar à noite porque existem gatilhos internos dentro do quadro. Muitas pessoas são alérgicas a coisas presentes nesse ambiente, como ácaros e mofo, que cresce nas paredes de casas mais antigas ou após danos causados ​​pela água.

Confira:

3. Dormir com o animal de estimação 

Os pelos de animais que se acumulam no tapete ou edredom. Claro, os peludos são amigos aconchegantes, mas se você é alérgico ao seu animal de estimação, dormir lado a lado não faz nenhum bem.

4. Pólen e agentes poluentes

Se não são os alérgenos internos que pioram seus sintomas, pode ser o pólen que você inconscientemente trouxe para dentro. Ele pode permanecer em sua pele, cabelo e roupas. Assim, antes de dormir, tome um banho e coloque roupas limpas

5. Mais foco nos sintomas

Quando você está ocupado durante o dia, pode esquecer da alergia e se sentir um pouco melhor. Na cama, a maioria das pessoas não está pensando em mais nada e os sintomas parecem muito piores.

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez