Doutor Jairo
Ouça » Fala aí

Por que depois do orgasmo tenho vontade de chorar?

Jairo Bouer diz que essa situação tem um nome específico
Jairo Bouer diz que essa situação tem um nome específico - iStock

Redação Publicado em 10/05/2021, às 09h00

Toda vez que tenho um orgasmo fico triste e com vontade de chorar. Quanto melhor o sexo, mais triste eu fico. Chego a tentar evitar “chegar lá” para não correr este risco.

Jairo Bouer explica que o que a seguidora conta é uma situação que algumas pessoas, tanto homens quanto mulheres, descrevem como uma espécie de tristeza e desânimo após o sexo. Isso recebe o nome de “disforia pós-orgasmo” e, possivelmente, tem uma razão química e biológica. Algumas pessoas são mais sensíveis a essas substâncias que produzem alterações nas emoções. 

Mas, além disso, a gente sabe que alguns fatores emocionais e psicológicos podem contribuir. Por exemplo, quem tem vergonha de fazer sexo, se sente culpado no momento, teve educação muito conservadora ou tem um viés religioso muito forte. Tudo isso influencia no comportamento e a pessoa se sente envergonhada e culpada por ter a relação.

Portanto, se você tem essa espécie de disforia pós-orgasmo sempre e isso está atrapalhando a vida, o recomendado é procurar um terapeuta.

Veja: