Doutor Jairo
Leia » Vida sexual

Confira 10 dicas para chegar ao orgasmo feminino

Relaxar a mente nesse momento é essencial
Relaxar a mente nesse momento é essencial - iStock

Redação Publicado em 05/05/2021, às 09h53

De acordo com o estudo de Transtornos Sexuais Dolorosos Femininos do ProSex, realizado pela USP (Universidade de São Paulo), 55% das mulheres brasileiras não atingem o orgasmo durante a relação sexual, sendo que 59% delas relata que a causa para isso é a dor sentida durante o sexo.

O orgasmo é um momento de prazer máximo e, para conseguir atingir isso, é necessário, além de curtir o momento, estar relaxada. Do contrário, existem muitas coisas que podem interferir na ocasião, como doenças, problemas psicológicos, baixa autoestima, uso de drogas e álcool, insegurança e falta de conhecimento do próprio corpo.

Para ajudar nesse momento, a ginecologista e especialista em saúde sexual, Erica Mantelli, lista 10 dicas que podem ajudar a mulher a alcançar o orgasmo. 

Confira:

  1. Relaxar a mente: Não fique pensando em problemas, inseguranças ou medos, também não tente controlar as reações do seu corpo. Relaxe e curta o momento de forma tranquila.
  2.  Conheça o seu corpo: É muito importante que toda mulher tenha conhecimento das áreas do seu corpo que lhe proporcionam mais prazer.
  3. Tenha intimidade com o seu parceiro: Estar à vontade durante a relação sexual, sem ter vergonha e expressando o que gosta ou não ao parceiro é fundamental.
  4. Estimule o clitóris: Ele é a parte mais sensível do corpo da mulher, exclusivo para o prazer. Além disso, é importante ter cuidado para não entrar em contato com ele sem lubrificação vaginal, pois pode causar desconforto.
  5. Use a masturbação durante o sexo:se masturbar mutuamente pode ser divertido para o casal durante o sexo, pois une o prazer com novas descobertas e experiências;
  6. Invista em brinquedos eróticos: vibrador, lubrificante, pastilhas e até mesmo lingeries podem apimentar a relação e fazer com que o prazer chegue rapidinho;
  7. Abuse e use do lubrificante: lubrificante pode ser o diferencial entre ter um orgasmo ou não. Nunca se esqueça de um bom lubrificante, mesmo se acha que tem lubrificação por conta própria. Lembrando que o óleo de coco também pode ser uma alternativa (mas nunca usado com preservativo com látex, pois pode danificá-lo!)
  8. Curta o momento: na hora H, busque se estimular para aproveitar o momento. Evite se cobrar para ter o orgasmo. Se entregue ao momento e lembre-se que nem sempre o orgasmo vem apenas com a penetração. Sexo oral e masturbação também são ótimos aliados.
  9. Use uma almofada: Coloque o objeto sob os glúteos para tornar o "ponto G"  mais acessível ao parceiro. Mudar a inclinação da relação sexual faz com que no momento da penetração o homem encontre essa região, que pode aumentar o prazer em algumas mulheres. A posição ainda permite que a mulher massageie o próprio clitóris.
  10. Tente as zonas erógenas: Amplie os locais estimulados para sentir ainda mais prazer. Pescoço, mamilos e orelhas são exemplos de regiões que podem aquecer a relação.

“O uso de lubrificantes também é indicado, pois ajudam a deixar a pele mais sensível aos estímulos”, ressalta Erica, que ainda acrescenta: “Vale lembrar que o orgasmo é uma reação que varia de mulher para mulher. Cada uma pode chegar ao clímax de uma forma diferente e é bem importante que o parceiro saiba disso, para procurar outras formas de proporcionar prazer para a parceira”.

Veja também: