Doutor Jairo
Ouça » Dose de Responsabilidade

Número de mortes ligadas ao uso abusivo de álcool cresceu 18,4%

Quem enfrenta sentimentos de ansiedade, tristeza e angústia pode acabar buscando na bebida uma forma de alívio - iStock
Quem enfrenta sentimentos de ansiedade, tristeza e angústia pode acabar buscando na bebida uma forma de alívio - iStock

Redação Publicado em 23/08/2021, às 16h00

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) – uma plataforma oficial do Ministério da Saúde que registra óbitos no Brasil – mostraram que, de 2019 para 2020, houve um aumento de 18,4% dos registros das mortes “com causa básica final relacionada a transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool”.

Em outras palavras, se compararmos os dados do período de 2019 para 2020, quando a pandemia começou, ocorreu um crescimento de quase 20% do número de mortes relacionadas ao consumo abusivo de álcool.

O aumento é muito maior do que os verificados nos anos anteriores da última década. Em 2020, foram 7.612 mortes, especialmente após o mês de abril (logo depois do início da pandemia de Covid-19 no Brasil) por conta do consumo abusivo de álcool. Em 2019, foram 6.400 vidas perdidas. 

Além disso, dados da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) mostram que quase 300 mil pessoas no mundo todo perdem a vida por questões relacionadas à ingestão indevida de bebidas alcoólicas

Mudanças da pandemia

Diante do contexto, o aumento do número de mortes decorrentes do abuso de bebidas pode estar diretamente relacionado com as mudanças impostas pelo isolamento social durante a pandemia. 

Afinal, as pessoas ficaram mais tempo em casa, houve alterações na dinâmica do trabalho – com a necessidade do home office/ trabalho remoto – e, ainda, aumento do desemprego.

[Colocar ALT]
Conheça, aqui, dez mitos e verdades sobre o álcool

Confira:

Esses seriam os principais fatores responsáveis por elevar o consumo de álcool ao longo desse período. Além disso, também sabemos que as pessoas vivenciaram mais situações de estresse, medo e insegurança por conta da pandemia e acabaram recorrendo ao álcool para aliviar ou tentar melhorar a situação - o que não é uma atitude bacana. 

Toda vez que usamos o álcool para eliminar ou diminuir uma emoção negativa, as chances de “beber pior” aumentam muito. 

O que pode ser feito?

É fundamental reforçar a importância do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Ou seja, conhecer seus próprios limites para evitar o abuso de álcool.

Não existe uma dose segura quando o assunto é álcool. Porém, quem bebe mais de cinco doses – no caso dos homens – ou quatro doses – no caso das mulheres – tem, potencialmente, maior risco de abusar e desenvolver padrões mais complexos e nocivos do consumo de bebida alcoólica. 

Se você continua em casa devido à pandemia, está percebendo que tem bebido uma quantidade de álcool maior do que costumava e que isso pode estar impactando de alguma forma a sua saúde, é preciso ter muito cuidado. É hora de parar, pensar e buscar ajuda.