Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Não tenho ereção matinal; será que tenho algum problema?

A ereção matinal também é um mecanismo de reflexo contra o escape de urina
A ereção matinal também é um mecanismo de reflexo contra o escape de urina - Freepik

Redação Publicado em 19/04/2021, às 09h00

Doutor, tenho 18 anos e consigo ter ereção na masturbação e no sexo, mas não tenho acordado com ereção. Será que é algum problema?

Não tem nenhum problema. Todo homem tem a chamada ereção matinal em algum momento da vida, mas esse não é um padrão obrigatório. Em alguns períodos, elas podem não acontecer, ou o homem pode ter com menos frequência, ou, ainda, elas ocorrem durante a noite e a pessoa não percebe - isso também é muito comum. 

Ereções durante o sono 

Quase todos os homens têm de três a quatro ereções durante a noite, nas fases de sono REM - período no qual a pessoa sonha e, em geral, pode ter relação com algum estímulo ou sonho erótico. 

Então é possível que a ereção aconteça um pouco antes de o homem acordar, mas não seja percebida porque, ao amanhecer, ele já esteja relaxado.   

Contra escape de urina

A ereção matinal também tem muita relação com a distenção da bexiga. Ou seja, é um mecanismo reflexo para proteger contra escapes de urina, já que a uretra passa dentro do pênis. 

Em resumo: nem todo homem tem ereções matinais, não é necessário ter o tempo inteiro e não tê-las não é sinal de problema.