Doutor Jairo
Leia » Saúde masculina

Não consigo ter ereção na hora H, e agora?

Se o problema for relacionado ao emocional, é importante tentar ajuda psicológica
Se o problema for relacionado ao emocional, é importante tentar ajuda psicológica - iStock

Redação Publicado em 26/02/2021, às 15h50

Alguns homens relatam dificuldade para ter ereção durante o sexo, e é claro que isso pode causar preocupações em relação à saúde, além do claro desconforto no momento. 

Se isso ocorre apenas quando o homem está acompanhado, Jairo Bouer explica que o problema pode estar relacionado à ansiedade ou a outros fatores emocionais, como autoestima e insegurança. Nesses casos, o ideal é que se procure ajuda psicológica para lidar com a situação.

Outro problema que a ansiedade traz

A ansiedade não só pode causar dificuldade de ereção, como também é a causa número um da ejaculação precoce. Para resolver isso, a melhor saída é tentar controlar essa reação. O indivíduo fica muito ansioso, muito tenso, não consegue lidar com o seu desejo e acaba ejaculando rápido demais. 

Uma saída que alguns homens procuram é usar gel retardante, ou até a camisinha com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande. Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação, mas na prática o efeito é muito modesto, já que o grande responsável pela ejaculação precoce continua sendo as emoções.

Outro método possível é o uso de alguns antidepressivos, que têm como efeito colateral o retardo da ejaculação. Quando a dificuldade é muito grande, é um recurso possível para aumentar um pouco esse tempo.

Mas o que mais se mostra efetivo é entender o que tem causado a ansiedade, a insegurança e a expectativa. Isso também tem muito a ver com a intimidade com a parceira ou parceiro, e com a confiança em si mesmo para curtir mais a relação, sem tanta preocupação com desempenho.