Doutor Jairo
Assista » Sexo

Sou experiente, mas tenho ficado ansioso e a ereção falha; e agora?

Mesmo com experiência, seguidor conta que está com a sensação de que é um novato - iStock
Mesmo com experiência, seguidor conta que está com a sensação de que é um novato - iStock

Redação Publicado em 09/03/2023, às 18h00

Na hora do sexo fico ansioso, o coração bate mais forte e perco a ereção. Sou experiente, mas pareço um novato. Eu não era assim e estou apelando para remédios que facilitam a ereção. Como resolver?

Parece que você não tinha grandes dificuldades na esfera sexual e, de um tempo para cá, você começou a ficar muito ansioso na hora do sexo. Essa ansiedade acaba fazendo com que você tenha sintomas, como taquicardia (o coração bate mais rápido).

Isso, sem dúvida, tem impacto sobre a qualidade da sua resposta sexual, e você acaba enfrentando uma dificuldade de ereção. Mesmo tendo experiência, você diz que está com a sensação de ser um novato, algo que é comum no início da vida sexual.

Você diz que tem recorrido a remédios que são facilitadores de ereção. Eles podem resolver momentaneamente a situação, mas isso causa desconforto. Você está tentando entender por que mudou e o que pode fazer.

Às vezes, ao mudar de relacionamento ou trocar de parceria, a situação de estabilidade, ou de conforto, deixa de existir, e a ansiedade pode voltar a aparecer. Ou um novo relacionamento também pode gerar ansiedade atrelada à culpa, e isso também impacta a ereção. Não sei exatamente qual a causa dessa ansiedade, mas ela certamente está afetando sua resposta sexual. O que fazer? É preciso aprender a lidar com essa ansiedade.

Então, se você está numa relação nova, talvez seja importante criar mais intimidade com essa pessoa. Se são relações eventuais, talvez seja preciso aprender a se cobrar menos no momento do sexo.

Uma falha de ereção cria no indivíduo o que a gente chama de “ansiedade de performance”, e isso acaba criando novas dificuldades na esfera sexual. Então o ponto a ser atacado é a ansiedade. Se estiver difícil fazer isso sozinho, que tal procurar um profissional de saúde mental? Um psicólogo ou um psiquiatra eventualmente podem te ajudar.