Doutor Jairo
Ouça » Saúde masculina

É normal ter muita lubrificação no pênis mesmo quando não há ereção?

É preciso observar a coloração e o odor do líquido, para ter certeza de que não há nenhuma infecção
É preciso observar a coloração e o odor do líquido, para ter certeza de que não há nenhuma infecção - iStock

Redação Publicado em 09/03/2021, às 09h00

Tenho excesso de lubrificação pelo pênis. Até em uma conversa mais sensual, sem ereção, às vezes fico molhado. Isso é normal?

Jairo Bouer explica que essa é uma característica que difere em cada pessoa, dependendo também do momento da vida. "Mas se você for mais jovem, isso é ainda mais comum", comenta. O que acontece é que esses líquidos que saem do pênis antes da ejaculação são compostos por uma série de substâncias que são produzidas por todo o sistema reprodutor masculino.

"Quando você começa a ter uma conversa mais sensual ou pensamento erótico, você tem um estímulo cerebral que manda recados para sua área genital, que se prepara, eventualmente, para uma ereção e relação sexual. Por isso, a produção desses líquidos pode aumentar. E o orifício de saída é, exatamente, o orifício da uretra. Por isso é normal que, em alguns momentos, quando o homem está excitado, esses líquidos migrem para fora do pênis mesmo quando não há ereção", justifica Jairo.

Só é preciso se preocupar se o líquido tiver uma coloração amarelada, se tem um odor desagradável ou se provoca ardência. Tudo isso pode sinalizar um processo de infecção.