Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

HIV: como funciona a PrEp por demanda?

Segundo a UNAIDS, 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com HIV - iStock
Segundo a UNAIDS, 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com HIV - iStock

Redação Publicado em 29/06/2022, às 09h00

“Doutor, quero usar PrEP, mas como eu tenho só relações pontuais gostaria de usar no esquema ‘PrEP sob demanda’. Posso utilizar esse método mesmo sendo a minha primeira vez?” 

Em primeiro lugar, é importante entender o que é a PrEP. Essa é a sigla utilizada para Profilaxia Pré-Exposição,uma forma de prevenção usada de maneira contínua por quem faz uso irregular de preservativos.

O paciente toma uma combinação de medicamentos antirretrovirais diariamente, que vão se concentrar no organismo e, caso ocorra exposição ao vírus HIV, a substância farmacologicamente ativa no sangue impedirá a instalação da infecção.

Diversos estudos e testes feitos no mundo todo mostram que esse é um meio altamente eficaz de prevenção ao HIV. Porém, também existem diversas outras estratégias, como camisinha, PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e o tratamento das pessoas que convivem com o vírus. 

Confira:

O que é PrEP sob demanda?

Na PrEp sob demanda a pessoa só toma o remédio quando está próxima a ter uma relação sexual. Por exemplo, se o indivíduo sabe que vai encontrar alguém no fim de semana e há uma chance de rolar o sexo. Nesse caso, ele deve tomar dois comprimidos 24 horas antes da relação, um outro 24 horas depois do esquema duplo e mais um 48 horas após os comprimidos iniciais (2+1+1).        

Como acontece a transmissão do HIV?

O HIV é o vírus causador da síndrome da imunodeficiência adquirida – mais conhecida pela sigla em inglês Aids – e ataca células específicas do sistema imunológico que têm como função proteger o corpo humano de doenças.

Para que o vírus seja adquirido, ele precisa entrar na circulação sanguínea. Portanto, se não existe nenhum tipo de ferida na pele, o simples contato com sangue ou outros fluidos contaminados não é suficiente para contraí-lo.

As principais situações de risco para transmissão do HIV são: