Doutor Jairo
Leia » Saúde masculina

Vasectomia prejudica a ereção?

Muitos homens têm dúvidas em relação à vasectomia
Muitos homens têm dúvidas em relação à vasectomia - iStock

Redação Publicado em 29/04/2021, às 10h13

Quando se fala de vasectomia, muitos homens ficam preocupados com relação à masculinidade que pode ser “perdida”. Alguns acreditam que não conseguirão mais ter a mesma libido e que o procedimento pode até afetar a ereção.

Contudo, o sexólogo e urologista Danilo Galante garante que essa cirurgia, cujo objetivo é esterilizar os homens, não causa impotência sexual. “No procedimento, apenas os ductos deferentes são cortados, o que impede a passagem dos espermatozoides. Isso não interfere nos nervos responsáveis pela ereção”, diz ele, deixando claro que não há alteração nenhuma nessa parte.

Ainda segundo o especialista, o procedimento também não interfere na sensibilidade do pênis ou dos testículos. “Na cirurgia, os nervos da pele não sofrem qualquer tipo de intervenção. As complicações possíveis são sangramentos, hematomas, dor crônica e infecção, correspondendo a menos de 5% do total de pacientes operados.”

E a ejaculação? Não fica prejudicada?

De acordo com Galante, há uma diminuição de, aproximadamente, 60% no volume, além de aspecto menos espesso e transparente. “A ejaculação ocorre normalmente, só que em menor quantidade”.

Veja também: