Doutor Jairo
Leia » Curiosidade

Usar extensor peniano com frequência pode fazer mal?

Não existem produtos confiáveis para o aumento do pênis - iStock
Não existem produtos confiáveis para o aumento do pênis - iStock

Redação Publicado em 20/09/2021, às 12h00

“Estou usando extensor peniano a vácuo porque eu tenho um desvio no pênis. Quando uso, a glande fica inchada, pesada e depois volta ao normal. Isso faz mal para o pênis? Vai corrigir meu desvio?”

Jairo Bouer explica que provavelmente o extensor não conseguirá corrigir o desvio do pênis. “E mais! Se você começar a utilizar com muita frequência, pode se machucar. Portanto, muito cuidado”, alerta o médico.

Confira o conselho completo:

@jairobouer “EXTENSOR P&N!AN0?" 😱#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade♬ som original - jairobouer

Existe algum método confiável que aumente o pênis?

A resposta para essa pergunta é não. Não existe nenhum método comprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que aumente ou engrosse o pênis. Remédios, pílulas mágicas, extensores, elásticos e bombas penianas são alguns exemplos de promessas que estão no mercado, porém, nenhuma dessas opções faz com que o pênis de fato cresça em comprimento ou diâmetro. 

Infelizmente, há quem realize procedimentos sem o aval médico – e alguns deles podem ser perigosos. É o caso, por exemplo, dos enxertos de tecido gorduroso no pênis para deixá-lo mais grosso ou do uso de próteses para aumentar seu tamanho. Essas cirurgias muitas vezes trazem resultados que não atendem às expectativas e sempre envolvem riscos à saúde, como infecções e deformidades. 

Confira:

Mas por que se preocupar tanto com o tamanho?

Essa preocupação exagerada com o tamanho é reflexo do falocentrismo presente na sociedade, que alimenta o pensamento de que o pênis, de alguma forma, representa o homem como um todo e a sua masculinidade. Em outras palavras, cria-se no imaginário uma crença de que ter um membro maior faz um homem ser mais viril, o que não corresponde à realidade. 

O grande problema é que essa preocupação exagerada gera impactos na autoestima e, consequentemente, na vida sexual do homem. Esse é um sofrimento desnecessário e parece ser uma questão muito mais masculina do que feminina. Claro, existem mulheres que preferem pênis maiores ou mais grossos, porém, em geral, os homens se preocupam muito mais com o assunto do que elas. Muito mais importante do que o tamanho do pênis é o que se faz com ele durante o sexo. 

Veja também: