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Tomar café antes de se exercitar pode ajudar na perda de calorias

A cafeína já é usada, normalmente, em diversos tipos de pré-treinos
A cafeína já é usada, normalmente, em diversos tipos de pré-treinos - iStock

Redação Publicado em 23/03/2021, às 09h52

Um estudo conduzido por cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (UGR) mostrou que a cafeína ingerida meia hora antes do exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de queima de gordura. Além disso, eles também descobriram que, se o exercício for realizado à tarde, os efeitos da cafeína ficam ainda mais fortes.

Publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, o estudo tinha como objetivo analisar se a cafeína realmente aumenta a oxidação ou "queima" de gordura durante o exercício. Apesar de seu consumo na forma de suplementos ser muito comum, as evidências científicas para a confirmação dessa prática ainda eram muito escassas.

Francisco José Amaro-Gahete, do Departamento de Fisiologia da UGR, foi o autor principal da pesquisa, e comentou que a recomendação de se exercitar com o estômago vazio pela manhã para aumentar a oxidação de gorduras é comum. “No entanto, essa recomendação pode precisar de mais embasamento científico, pois não se sabe se esse aumento se deve ao exercício pela manhã ou por ficar sem comer por um período mais longo”, explicou ele.

Para fazer a pesquisa, foram analisados 15 homens, com idade média de 32 anos, que fizeram um teste de exercício quatro vezes em intervalos de 7 dias. Os indivíduos ingeriram 3 mg / kg de cafeína ou um placebo às 8h e às 17h. As condições anteriores a cada teste de exercício (horas decorridas desde a última refeição, exercício físico ou consumo de substâncias estimulantes) foram estritamente padronizadas e a oxidação de gordura durante o exercício foi calculada de acordo.

Dessa forma, os pesquisadores chegaram à conclusão que, ao ingerir cafeína 30 minutos antes de fazer exercícios aeróbicos, há uma maior queima de gordura — e os valores são ainda maiores no período da tarde!

Os resultados também mostraram que a cafeína aumenta a oxidação da gordura durante os exercícios matinais de maneira semelhante à observada sem a ingestão de cafeína à tarde. 

Então, para resumir, os resultados desse estudo sugerem que a combinação de ingestão elevada de cafeína e exercícios aeróbicos realizados em intensidade moderada à tarde fornecem o cenário ideal para pessoas que buscam aumentar a queima de gordura durante o exercício físico.