Doutor Jairo
Leia » Saúde íntima

Posso usar lencinho umedecido para fazer a higiene íntima?

Água e sabonete neutro são suficientes para a higiene íntima, segundo ginecologista - iStock
Água e sabonete neutro são suficientes para a higiene íntima, segundo ginecologista - iStock

Giulia Poltronieri Publicado em 18/02/2021, às 10h35

Ainda há muito tabu em relação à higiene íntima da mulher. Em uma simples ida à farmácia, por exemplo, encontramos desde lencinhos umedecidos pensados exclusivamente para o público feminino até perfumes para a região íntima. Mas será que tudo isso é mesmo necessário?

A médica ginecologista Cidinha Ikegiri fala que não. Para começar, ela explica que o canal vaginal é autolimpante e, por isso, não há necessidade de passar nenhum tipo de sabonete lá dentro. "Existem muitas mulheres que fazem ducha vaginal e tentam lavar a vagina. Isso pode até predispor a mulher a infecções sexualmente transmissíveis", destaca.

Segundo a médica, o ideal é fazer a limpeza apenas da vulva, que é a parte externa, que conseguimos enxergar. Para isso, ela recomenda água e sabonete neutro. 

Os lenços umedecidos estão liberados?

Cidinha pede para que as mulheres tenham atenção. Se o lenço tiver álcool em sua composição, o ideal é evitá-lo. O recado é bem-vindo, já que, com a Covid-19, os lenços desinfetantes ganharam popularidade e até os participantes do BBB21 já cometeram o erro de usar o produto, destinado à limpeza do vaso sanitário, para higienizar as partes íntimas.

Lenços umedecidos específicos para a higiene íntima estão liberados. Mas a médica reforça que essa variedade enorme de produtos voltados para as mulheres está longe de ser uma necessidade.  "A gente vive em uma sociedade machista, que acha que não temos que ter cheiro ou corrimento. Provavelmente você nunca vai ver um lencinho para limpar pênis na farmácia", compara ela.

A médica ainda ressalta que o corpo feminino libera secreções normalmente e isso precisa ser encarado de forma mais natural. "Nosso útero tem glândulas, a gente vive em pé, a vagina tem as células que estão se reparando, existem também as bactérias ali, além das secreções do próprio útero que caem no fundo da calcinha. Tudo isso faz parte da nossa natureza".

Quer receber destaques do site na palma da sua mão? Participe do nosso canal no Telegram!

Veja também: