Pular para o conteúdo

Vagina “fecha” e impede a penetração? Entenda o que acontece

Jairo Bouer

12 de setembro


Dúvida da Lia: Jairo, toda vez que eu tento transar, minha vagina fecha e fica muito difícil para o meu parceiro seguir adiante. O que pode ser?

Dr. Jairo Bouer: Lia, pelo o que você está contando pra gente, isso aí que você tem é vaginismo.

O que que é vaginismo? Vaginismo é uma contração dos músculos que estão em volta da vagina no momento da relação sexual, que fecha a vagina de tal forma que fica muito difícil do parceiro conseguir efetuar uma penetração.

O vaginismo é causado principalmente por uma questão emocional. No momento da relação sexual, a mulher fica tensa, ansiosa, insegura, ela tem essa contração dos músculos, e a vagina fica, muitas vezes, quase que fechada.

Para reverter isso, Lia, eu recomendaria que você conversasse com o seu parceiro, tivesse muita calma, caprichasse nas preliminares e que fossem muito devagar, muito tranquilamente, aos poucos, na medida em que você sente que você está relaxada e que tenha uma dilatação da vagina.

Agora, se nada disso estiver funcionando, eu recomendaria que você conversasse com um especialista, um ginecologista ou uma terapeuta sexual (uma psicóloga), para que ela, de alguma forma, possa ajudar a você a entender essas dificuldades e a reverter esse quadro.

Boa sorte e qualquer coisa você volta a falar com a gente.

Saiba mais:

Por que algumas mulheres têm muita ou pouca lubrificação?

Mulher sente dor ao fazer sexo; o que fazer?

 

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS