Doutor Jairo
Leia » Nutrição

Saiba como a melancia ajuda a proteger sua saúde cardiovascular

Melancia favorece a circulação e pode fazer parte da dieta o ano inteiro - iStock
Melancia favorece a circulação e pode fazer parte da dieta o ano inteiro - iStock

Rica em água, a melancia é bastante consumida no Verão. Mas seus benefícios, cada vez mais estudados, indicam que essa fruta pode ser um ótimo aliado da sua saúde o ano inteiro.

Recentemente, dois estudos avaliaram os efeitos do consumo de melancia na saúde e na circulação, com resultados positivos.

Quem come melancia ingere mais nutrientes

O primeiro estudo, publicado no periódico Nutrients, descobriu que crianças e adultos que consumiam melancia tinham uma ingestão maior de vários nutrientes, incluindo fibras alimentares, magnésio e potássio, do que as pessoas que não costumam consumir a fruta. Eles também apresentaram uma menor ingestão de açúcares adicionados e gordura saturada na dia.

Os pesquisadores analisaram dados de 56.133 indivíduos de uma pesquisa nacional, com indivíduos de 2 a 18 anos de idade. O consumo médio de melancia entre adultos e crianças foi de 125 e 162 gramas por dia. Cerca de 98% dos participantes consumiram melancia crua, enquanto 2% consumiram suco de melancia.

Ao analisar as informações dietéticas, os pesquisadores foram capazes de estimar a ingestão geral de nutrientes entre consumidores e pessoas que não consumiam a fruta. Para garantir a precisão de seus resultados, eles controlaram fatores como atividade física, níveis de pobreza, tabagismo e ingestão de álcool. Eles também controlaram o consumo de outros alimentos, incluindo vegetais totais, frutas sem melancia e ingestão de laticínios.

No final, eles descobriram que crianças e adultos que consumiam melancia tinham uma ingestão 5% maior de:

  • fibra dietética
  • magnésio
  • potássio
  • vitamina A

Eles também tiveram uma ingestão 5% menor de açúcares adicionados e ácidos graxos saturados totais, além de uma ingestão maior de licopeno e outros carotenoides.

Os pesquisadores observaram que suas descobertas mostram que o consumo de melancia também pode estar ligado à adesão às recomendações dietéticas gerais. Por isso, não está muito claro se os resultados são ligados apenas ao consumo de melancia, ou ao fato de terem uma dieta mais saudável em geral. No entanto, é possível que o consumo da fruta ajude em escolhas mais saudáveis, uma vez que a melancia ajuda a aliviar o desejo por alimentos doces, é rica em água e em fibras, o que aumenta a saciedade.

Fruta melhora a saúde cardiometabólica

No segundo estudo, também publicado na Nutrients, pesquisadores descobriram que beber suco de melancia por duas semanas ajuda a proteger o sistema cardiovascular. 

Os pesquisadores se concentraram na disfunção autonômica, condição que ocorre quando os nervos do sistema nervoso autônomo são danificados, e está ligada ao desenvolvimento de doenças cardiometabólicas. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) – a variação de dois batimentos cardíacos consecutivos – é um método simples e confiável para avaliar a disfunção autonômica.

O consumo de grandes quantidades de açúcar reduz a VFC, a função vascular e o fluxo sanguíneo microvascular. Acredita-se que esses efeitos sejam causados pela biodisponibilidade reduzida do óxido nítrico (NO).

O aminoácido L-citrulina se converte em L-arginina no corpo, o que promove a formação de ácido nítrico. Estudos descobriram que terapias promotoras de ácido nítrico, incluindo fontes de nitratos, como o suco de beterraba, podem melhorar a VFC.

Como as melancias são ricas em L-citrulina e L-arginina, os pesquisadores investigaram como o consumo de suco de melancia afeta a VFC após alto consumo de glicose.

Para fazer isso, eles recrutaram 18 homens e mulheres saudáveis com idade média de 23 anos e peso médio de 66,5 kg. Os participantes foram aleatoriamente designados para beber 500 ml de suco de melancia ou um placebo todos os dias, durante duas semanas.

No final, os pesquisadores descobriram que beber suco de melancia protege contra VFC prejudicada após alto consumo de açúcar. 

Outros benefícios da melancia para a saúde cardiovascular

Veja outros benefícios da melancia à circulação e à saúde como um todo:

1 - O alto teor de água garante uma hidratação adequada, o que é fundamental para manter indiretamente a viscosidade do sangue e reduzir a trombose.

2 - Os açúcares da melancia têm um baixo índice glicêmico, o que significa que afetam menos o açúcar no sangue, ao mesmo tempo em que alivia o desejo por doces.

3 - Contém licopeno, substância que possui propriedades antioxidantes e tem sido associado a um risco reduzido de doença cardiovascular, como doença arterial coronariana e derrame.

4 - Contém alto teor de potássio, o que pode ajudar a regular a pressão sanguínea.

5 - A vitamina C encontrada na fruta favorece a saúde e integridade dos vasos sanguíneos.

6 - Há, ainda, uma série de outras vitaminas e minerais encontrados na melancia que podem fornecer potenciais benefícios cardiovasculares, incluindo beta-caroteno, vitamina B6, magnésio e folato. 

Ouça também:

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin