Doutor Jairo
Leia » Tira dúvidas

É normal sangrar durante a masturbação?

Embora seja comum, nem toda mulher sangra com o rompimento do hímen
Embora seja comum, nem toda mulher sangra com o rompimento do hímen - Freepik

Redação Publicado em 11/05/2021, às 19h00

Doutor, é normal acontecer um sangramento durante a masturbação mesmo tendo o hímen?

Não, isso não é normal. O único risco de um sangramento acontecer no momento da masturbação é a menina estar se ferindo ao introduzir um objeto ou dedo dentro da vagina. 

É possível perder a virgindade com a masturbação? 

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é virgindade. Muita gente acha que isso tem a ver com a ruptura do hímen, uma questão anatômica. Já outras pessoas acreditam que o que importa é se houve uma relação sexual, isto é, o contato íntimo entre pessoas. 

Assim, se a questão da virgindade for atribuída ao hímen, é possível, sim, rompê-lo durante a masturbação caso os dedos ou algum objeto sejam introduzidos com muita força dentro da vagina. 

Vale lembrar que nem toda mulher sangra ou sente dor quando o hímen é rompido. Embora o desconforto e o sangramento sejam comuns - e até encarados como prova de que a mulher perdeu a virgindade -, não é assim para todas. Algumas podem estar tão relaxadas e excitadas que não sentem incômodo algum, além do tipo do hímen também influenciar a probabilidade de haver sangramento ou não.

Sangramento nunca é normal

Uma série de situações podem estar por trás do sangramento, tanto na relação sexual quanto na masturbação. Uma delas é a falta de lubrificação e de dilatação, que podem gerar atrito e machucar a parede interna da vagina. 

Neste caso, vale caprichar mais nas preliminares ou investir em técnicas, como os lubrificantes à base de água, para aumentar a lubrificação. Assim, a vagina vai dilatar mais, lubrificar melhor e terá menor probabilidade de dor e desconforto.

A segunda possível explicação para o sangramento é a alergia ao látex do preservativo. A reação ao material pode provocar irritação e, consequentemente, causar sangramento e desconforto. De qualquer forma, o  ideal é procurar ajuda médica para investigar o que pode estar acontecendo.

Veja também: