Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

Dívidas tiram o seu sono? Veja dicas para lidar com o estresse financeiro

Dívidas e falta de dinheiro podem atrapalhar o sono, a concentração e até gerar dores físicas - iStock
Dívidas e falta de dinheiro podem atrapalhar o sono, a concentração e até gerar dores físicas - iStock

Redação Publicado em 26/02/2023, às 10h00

Se você é como a maioria das pessoas e já sofreu com a possibilidade de não ter de onde tirar dinheiro para viver, é provável que tenha sentido dores de cabeça, nas costas ou no corpo todo. Pessoas que percebem sua vida financeira como instável podem sentir mais dor física do que aqueles com mais segurança nesse aspecto da vida, mostra uma pesquisa publicada há alguns anos na revista Psychological Science.

Segundo os estudiosos, a insegurança econômica gera uma sensação de falta de controle sobre a vida, o que ativa processos psicológicos associados a ansiedade, medo e estresse, que partilham mecanismos cerebrais semelhantes ao da dor física. 

Outros possíveis sintomas do estresse financeiro

O medo de não conseguir pagar as contas ou atender às necessidades básicas pode pesar muito no corpo e na mente, levando a problemas para dormir, aumento da ansiedade, conflitos de relacionamento e depressão. Outros sintomas possíveis:

-dificuldade em focar;
-sentir-se constantemente frustrado ou irritado;
-dores de cabeça;
-frequência cardíaca rápida;
-pressão alta;
-problemas digestivos;
-músculos tensos;
-insônia;
-sistema imunológico baixo;
-aumento no consumo de álcool.

Dicas gerais para driblar o estresse

Embora você não consiga controlar sua situação financeira, ainda há coisas que você pode tentar fazer para reduzir o estresse, o que vai trazer maior clareza sobre como administrar suas finanças. Considere estas ideias:
-dar um passeio ao ar livre;
-fazer algum exercício;
-praticar técnicas de respiração;
-reduzir o tempo de tela;
-praticar a autocompaixão;
-meditar;
-escrever em um diário;
-ouvir músicas que animem.

Psicólogos dizem que é preciso encorajar as pessoas a não esquecerem que elas também merecem experimentar prazer, alegria e felicidade. E que elas podem encontrar maneiras gratuitas ou de baixo custo para conseguir isso – passear na natureza, ir à praia, visitar museus e eventos gratuitos.

Dicas para ganhar controle sobre as finanças

1 - Acompanhe de perto os seus gastos

Para fazer um planejamento financeiro e descobrir quais recursos estão disponíveis para sua situação, saiba como você está gastando. Você pode acompanhar seus gastos observando quanto vai para contas, pagamentos de dívidas e despesas necessárias. Então veja quanto vai para outras coisas. Aplicativos gratuitos podem fazer isso por você, sincronizando-se com sua conta bancária e cartões de crédito.  Uma planilha também pode ser usada para fazer sua lista.

2 - Procure renegociar suas dívidas

A dívida pode ser uma grande fonte de estresse financeiro. Você pode não conseguir se livrar dela, mas saber o quanto você tem e colocar um plano em prática para reduzi-la pode ajudar a diminuir os sentimentos de estresse e ansiedade. Especialistas recomendam uma combinação de encontrar mais dinheiro para diminuir a dívida e reduzir a taxa de juros.

Às vezes, os credores ou agências de cobrança estão dispostos a se contentar com um valor menor se você negociar. Se não tiver certeza por onde começar, procure aconselhamento de crédito sem fins lucrativos por meio de grupos. No Brasil, a Serasa preparou um curso gratuito e completo para pessoas organizarem as finanças.

3 - Defina metas financeiras

Depois de conhecer suas dívidas, hábitos de consumo e renda, você pode definir algumas metas financeiras. Pense no que você mais gostaria de realizar financeiramente. O que ajudaria a aliviar o estresse do dinheiro? Por exemplo, seu objetivo pode ser construir um fundo de emergência ou pagar dívidas que têm juros altos. Ou economizar seu dinheiro e dormir à noite, pois se algo acontecer, agora você tem algo para cobrir.

Especialistas em finanças recomendam economizar 10% da renda para aposentadoria ou emergências, mas reconhecem que esse número pode ser demais para alguns. Nesse caso, cada um deve estabelecer a própria meta de poupança com base em receitas e despesas e decidir como chegar lá. Criar um plano para atingir metas financeiras pode ajudar a começar a recuperar um pouco do controle e a progredir.

4 - Explore outras fontes de renda

Se você não está arrecadando o suficiente para cobrir despesas ou pagar dívidas, considere procurar maneiras de ganhar dinheiro extra. Você pode tentar fazer trabalhos freelance, pagos de acordo com atribuições e tarefas de curto prazo, vender itens que não usa mais, ou realizar serviços pagos para amigos e vizinhos. 

5 - Automatize as economias

Outra dica de especialistas financeiros: uma das melhores maneiras de garantir que você está economizando dinheiro é automatizá-lo. Você pode fazer isso definindo uma contribuição regular para uma conta à parte ou definindo um valor para transferir automaticamente de sua conta corrente para sua conta poupança a cada semana ou mês. Alguns aplicativos fazem isso com base na situação financeira.