Doutor Jairo
Leia » Atividade física

Como manter o corpo ativo sem academia? Conheça algumas técnicas!

A ansiedade na academia é comum e pode afetar qualquer pessoa - iStock
A ansiedade na academia é comum e pode afetar qualquer pessoa - iStock

Redação Publicado em 12/03/2022, às 08h00

Você não é fã de academia, mas sabe a importância de manter atividades físicas regulares? Não se preocupe! É possível manter o corpo ativo, fortalecido e delineado assim mesmo, você sabia?

Afinal, as atividades feitas na academia são importantes, mas não são a única forma de se exercitar ou de manter o corpo ativo. Existem outras maneiras que podem ser prazerosas!

Tenho vergonha de ir à academia…

Embora fazer exercício físico seja muito bom para a saúde, algumas pessoas que frequentam a academia podem achar essa atividade um tanto quanto opressiva. Se você se sente observado ou julgado, ou mesmo usar o vestiário te provoca ansiedade, saiba você não está sozinho.

A ansiedade na academia é comum e pode afetar qualquer pessoa, especialmente agora, momento em que as pessoas estão voltando às academias depois de fazerem exercícios em casa durante o auge da pandemia de Covid-19.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir essa vergonha sem deixar de frequentar a academia:

  1. Pesquise o local antes: a raiz da ansiedade e da vergonha de ir à academia pode ser o medo do desconhecido. Assim, vale checar como é o ambiente;
  2. Comece devagar: não ache que é necessário fazer tudo e pegar pesado logo de início. Se o treino estiver muito complicado, peça ajuda a um professor. Todo mundo já foi iniciante um dia;
  3. Tenha companhia: se não for possível contar com um personal, busque frequentar a academia com algum amigo ou parente com quem você se sinta confortável;

Prefiro treinar de outra forma. E agora?

Não tem problema, como falamos no início, é possível manter o corpo ativo, forte e delineado com outras técnicas de treinamento. Confira!

Calistenia

A calistenia é um método de fortalecimento muscular que não exige aparelhos, anilhas ou halteres: pode ser feita em qualquer lugar, inclusive em casa!

A prática garante fortalecimento e resistência muscular, alto gasto calórico, e é um treino completo, capaz de exercitar todos os grupos musculares.

HIIT

A sigla significa, em inglês, “Treino Intervalado de Alta Intensidade”. Trata-se de uma atividade feita com treinos curtos e intensos seguidos de intervalos. Um exemplo é correr séries curtas de 200m seguidas de um repouso de 1 minuto. Pode ser feita com outras atividades, como polichinelo ou pulando corda, por exemplo.

Pliometria

Esses exercícios são um conjunto de técnicas que envolvem uma rápida ação de alongamento e contração dos músculos, como saltos, por exemplo. Alguns exercícios comuns são: salto em uma caixa, agachamento com salto, arremessos usando uma medicine ball e flexão de braços batendo palmas.