Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Tenho vergonha de ir para a academia; o que fazer?

A atividade física libera endorfina, levando a sensações de prazer e de bem-estar - iStock
A atividade física libera endorfina, levando a sensações de prazer e de bem-estar - iStock

Redação Publicado em 07/03/2022, às 09h00

“Doutor, tenho muita vergonha de ir para a academia e comentarem que estou muito magro ou fraco. O que eu faço?”

Muitas pessoas, apesar do estímulo que a academia traz, se sentem envergonhadas de frequentar esse ambiente e realizar os exercícios por receio relacionados ao corpo, à autoestima ou por acreditarem que os outros ficam avaliando suas ações.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir essa vergonha sem deixar de frequentar a academia:

  1. Pesquise o local antes: a raiz da ansiedade e da vergonha de ir à academia pode ser o medo do desconhecido. Assim, vale checar como é o ambiente;
  2. Comece devagar: não ache que é necessário fazer tudo e pegar pesado logo de início. Se o treino estiver muito complicado, peça ajuda a um professor. Todo mundo já foi iniciante um dia;
  3. Tenha companhia: se não for possível contar com um personal, busque frequentar a academia com algum amigo ou parente com quem você se sinta confortável;

Caso a vergonha e a ansiedade apareçam na academia durante o treino, respire fundo! Tente se concentrar no que está fazendo e prestar menos atenção ao redor.

Racionalize e pense: será que preciso me preocupar mesmo com o que os outros pensarão sobre o meu corpo ou desempenho? Muitas vezes, aumentamos essa preocupação de uma forma desnecessária.

Confira:

Por que vale vencer a vergonha e fazer exercício?

Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde com o principal objetivo de conscientizar sobre a importância de incorporar os exercícios físicos no dia a dia, são inúmeros os benefícios de se manter ativo:

[Colocar ALT]
Confira, aqui, o que é calistenia e como praticá-la

Além disso, quando uma pessoa desenvolve o hábito de praticar atividades físicastem mais chances de manter a prática ao longo da vida e, consequentemente, viver melhor e de forma mais saudável.