Doutor Jairo
Leia » Saúde

Com que frequência jovens precisam fazer exames de rotina?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 3,5% dos meninos de 13 a 17 anos vão ao urologista
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 3,5% dos meninos de 13 a 17 anos vão ao urologista - iStock

Redação Publicado em 18/06/2021, às 15h25

Com qual periodicidade uma pessoa de 18, 22 ou 25 anos precisa ir ao médico? Não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois é importante levar em consideração que, muitas vezes, a pessoa até leva uma vida normal, mas tem altos níveis de açúcar no sangue, colesterol alterado ou outros problemas que são identificados apenas por meio de exames. 

Para começar, as recomendações sobre a frequência que uma pessoa jovem deve ir ao médico dependem se ela é do sexo masculino ou do feminino. Geralmente, as mulheres são orientadas a visitarem o ginecologista pelo menos uma vez por ano para fazer exames de rotina, como o papanicolau – feito para examinar o colo do útero e fazer a prevenção do câncer. 

Essa recomendação é realizada especialmente se a mulher tem uma vida sexual ativa. Caso contrário, ela pode espaçar um pouco mais e ir ao ginecologista a cada dois anos. 

Confira:

No caso dos homens, não existe essa instrução em relação à periodicidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 3,5% dos meninos de 13 a 17 anos vão ao urologista, enquanto 42% das meninas nessa mesma faixa etária já frequentam consultas com o ginecologista.

De modo geral, é importante visitar um profissional de saúde, no mínimo, a cada dois anos para fazer alguns exames e garantir que está tudo certo. O ideal é não deixar para fazer uma consulta médica só quando existe a suspeita de alguma doença.