Pular para o conteúdo

Mais de 30 mil homens podem ter ficado sem diagnóstico de câncer de próstata, alerta urologista

Jairo Bouer

19/11/2020 17:08




Entre março e maio deste ano, estima-se que 50 mil brasileiros deixaram de ter um tumor diagnosticado por causa da pandemia de Covid-19, que mobilizou recursos médicos e hospitalares, além de afastar as pessoas dos exames de rotina.

Mas já que é Novembro Azul, mês focado na saúde masculina, vale o alerta: mais de 30 mil homens podem ter ficado sem diagnóstico de câncer de próstata últimos meses, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – SP.

NovembroAzul 1024x683 - Mais de 30 mil homens podem ter ficado sem diagnóstico de câncer de próstata, alerta urologista
Crédito: Pixabay

Detecção precoce faz toda a diferença

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo Geraldo Faria reforça a importância de se identificar cedo os tumores de próstata. Assim como para outros tipos de câncer, a detecção precoce é determinante para o sucesso do tratamento.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o país tenha 65.840 novos casos da doença este ano, o que equivale a 63 novos casos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum entre os homens, perdendo somente para o câncer de pele não melanoma.

Embora a maioria dos casos seja tratável, 25% dos pacientes que descobrem ser portadores de um tumor de próstata morrem devido à doença, segundo a SBU. Faria aponta o principal motivo: “Infelizmente, cerca de 20% dos homens são diagnosticados em estágios avançados, quando não há mais chances de cura”.
Veja também:

 

Homens precisam mudar a mentalidade

“A cultura patriarcal, vigente na nossa sociedade, estimula um comportamento até irresponsável dos homens que resistem em cuidar da saúde com a convicção que são imunes e resistentes a quaisquer doenças”, acrescenta.

Mudar essa mentalidade é fundamental para aumentar a expectativa e a qualidade de vida dos homens. Por isso a recomendação é continuar com todos os cuidados de prevenção à Covid-19, mas não adiar os exames de rotina.

Leia mais:

Mário Gomes relata desgaste físico durante tratamento de câncer de próstata

Atendendo a Bolsonaro, governo lança projeto de prevenção do câncer de pênis

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS