Doutor Jairo
Leia » Atividade Física

Cinco estratégias para ter um estilo de vida mais ativo

A Organização Mundial da Saúde indica entre 20 e 40 minutos diários de exercícios leves ou moderados
A Organização Mundial da Saúde indica entre 20 e 40 minutos diários de exercícios leves ou moderados - iStock

Redação Publicado em 10/06/2021, às 16h00

Quem trabalha em casa ou tem uma rotina atribulada sabe que nem sempre é fácil praticar exercícios regularmente. Além do trabalho, crianças para cuidar, limpeza da casa, preparar o almoço… São diversas as tarefas diárias que podem ser um empecilho na hora de ter uma vida mais ativa.

Mas mesmo quem dispõe de pouco tempo para encaixar um esporte regular no dia a dia pode fugir do sedentarismo ao realizar mudanças simples na rotina. A seguir, separamos cinco dicas para você colocar o seu corpo em movimento e levar uma vida mais ativa. Confira!

1. Levante-se mais

É comum ficar horas na posição sentada trabalhando e esquecer-se de levantar. Isso não é bom! Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine indica que levantar-se e movimentar-se a cada 30 minutos, nem que seja para ir ao banheiro, beber água ou fazer um breve alongamento, pode reduzir os problemas relacionados ao sedentarismo.

De acordo com a pesquisa, as pessoas analisadas que movimentavam-se com frequência a cada meia hora tinham menores riscos de morte precoce e eram mais saudáveis. Isso independente do tempo que passavam na posição sentada ao longo do dia. Portanto, movimente-se!

2. Deixe o carro em casa

Idas ao mercado e à farmácia, por exemplo, podem ser boas oportunidades para deixar o carro em casa e fazer uma caminhada curta e intensa. Se dispor de um pouco mais de tempo, faça um caminho mais longo, estendendo o tempo da caminhada. A Organização Mundial da Saúde orienta que entre 20 e 40 minutos diários de um exercício leve (como a caminhada) já trazem benefícios para a saúde física e mental.

3. Fragmente o exercício

Se o tempo é curto para fazer treinos muito longos e completos, tente exercitar-se mais vezes ao longo do dia em pequenos espaços de tempo. É possível, por exemplo, separar pequenos momentos do dia para realizar uma série rápida de alongamentos ou aeróbicos leves.

Algumas opções incluem:

  • Exercícios de aquecimentos (como polichinelo)
  • Alongamentos para cada parte do corpo
  • Abdominais variados
  • Posturas de yoga
  • Flexões de braço

4. Suba mais degraus

Sempre que possível, evite o uso de elevadores ou escadas rolantes. Subir escadas no dia a dia ajuda a manter o corpo em movimento e saudável. Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Genebra, na Suíça, indica que subir mais degraus diminui em até 15% as chances de morte prematura.

Leia mais:

A pesquisa não detalha quanto tempo subindo degraus é necessário para experimentar os benefícios. Mas mostra que os voluntários que trocaram elevadores e escadas rolantes pelas escadarias, após três meses de avaliação, tinham perdido gordura corporal, aumentado a capacidade aeróbica e melhorado os níveis de colesterol.

5. Treine com uma dupla

Se o seu problema não é tanto o tempo, mas sim a falta de motivação, buscar uma companhia para exercitar-se, seja em casa, na academia ou no parque, pode ser uma boa pedida. Além de ser mais fácil manter o comprometimento com o exercício quando se tem alguém para praticá-lo junto, a companhia ainda pode ajudar na execução dos exercícios e estabelecer desafios a serem superados em conjunto.