Doutor Jairo
Leia » Atividade física

4 bons exercícios para os músculos dos ombros

Com os ombros bem treinados, a biomecânica em outras atividades, como a corrida, por exemplo, e a postura são favorecidas - iStock
Com os ombros bem treinados, a biomecânica em outras atividades, como a corrida, por exemplo, e a postura são favorecidas - iStock

Redação Publicado em 30/07/2022, às 08h00

A região dos ombros envolve alguns músculos, como o deltoide, o supraespinhal, o infraespinhal, o redondo menor, o subescapular e o redondo maior. Desenvolver os músculos desta região envolve a escolha dos exercícios corretos, que ativem os diferentes músculos, criando assim um visual equilibrado.

Esta região muscular é importante, além da parte estética, para o equilíbrio, para a postura e também para a evolução em outras práticas esportivas. Com os ombros bem treinados, a biomecânica em outras atividades, como a corrida, por exemplo, e a postura são favorecidas.

Benefícios de praticar musculação

A musculação, além de ajudar a pessoa a ficar mais forte, também tem uma série de outros benefícios. Para começar, o metabolismo de quem faz musculação acelera. Inclusive, quando você está em repouso, queima mais energia do que quem não faz musculação. 

Outra vantagem é que pegar peso ajuda a prevenir a perda óssea, que acontece com o passar da idade. Isso reduz o risco de osteoporose e o risco de fraturas. O seu sono e seu raciocínio também podem melhorar, além de diminuir o estresse. No entanto, é importante combinar musculação com exercícios de alongamento e aeróbicos e, claro, contar com a ajuda de um profissional para te ajudar a fazê-los.

4 exercícios para os ombros

A seguir, conheça quatro exercícios para os músculos do ombro. Mas lembre-se de que são indicações e não dispensam a consulta a um profissional da educação física.

1. Desenvolvimento

O desenvolvimento é exercício mais completo para a região e pode ser executado com barra, com halteres ou mesmo em máquinas, que oferecem maior segurança.

2. Elevação lateral

Este exercício trabalha com maior ênfase a região lateral dos ombros. Ele pode ser realizado com halteres, que não devem ultrapassar a linha do ombro, ou em máquinas, como a polia.

3. Elevação frontal

Pode ser feito com halteres, barras ou em aparelhos. Trabalha com maior ênfase a região frontal dos ombros. Na subida, os braços não devem passar a linha dos ombros.

4. Encolhimento do trapézio

O trapézio é aquela parte que forma um triângulo entre o começo dos ombros e o pescoço. O encolhimento pode ser feito com barras ou halteres.