Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Transar de máscara pode evitar o contágio pelo coronavírus?

Durante a pandemia, muita gente tem passado por abstinência sexual
Durante a pandemia, muita gente tem passado por abstinência sexual - Reprodução

Redação Publicado em 06/05/2021, às 17h39

Por causa da pandemia, estou em abstinência sexual forçada. Você acha estranho arrumar um parceiro que tope usar máscara na transa?

Antes de responder a dúvida da seguidora, Jairo Bouer pontua que, assim como ela, muita gente também está sem parceiro fixo e, por isso, vive a abstinência sexual. É normal ter medo de se infectar e contagiar os outros e, portanto, as pessoas passam a evitar ter encontros.

“As pessoas começam a pensar em estratégias, já que depois de quase um ano tem gente subindo pelas paredes”, brinca Jairo. “Do ponto de vista do risco de transmissão, se os dois estiverem usando máscara, o risco realmente é menor, mas só o uso de máscara não vai te proteger da infecção do novo coravírus”.

O médico explica que os dois teriam uma proximidade física muito grande, sem contar que provavelmente estariam em um ambiente fechado, por mais de 15 minutos e teriam troca de fluidos. Logo, mesmo usando máscara, haveria uma exposição.

Jairo ainda explica que poderiam haver algumas situações hipotéticas, como os dois juntos mas não transando, apenas no mesmo local, com a janela aberta. Ele também cita o exemplo de se encontrar em um ambiente aberto, como varanda ou jardim, mas obviamente protegido para que outras pessoas não vejam. Mas ele lembra que todas as vezes que há contato muito próximo, por mais de dez minutos, em um ambiente fechado, há condições de transmissão do vírus.

Em conclusão, infelizmente, não há nenhuma estratégia 100% segura para evitar o contágio.

Veja: