Doutor Jairo
Assista » Tira dúvidas

Sou gay, mas não consigo ficar com homens. Por quê?

Muitas pessoas incorporam o preconceito que existe na sociedade e isso interfere na vida sexual
Muitas pessoas incorporam o preconceito que existe na sociedade e isso interfere na vida sexual - Arte

Redação Publicado em 18/02/2021, às 18h00

Sou gay, mas não saio do armário. Só pego mulher e sei que não é o que eu quero. Na hora H, só penso em estar com um cara, mas não tenho coragem de pôr em prática. Por quê?

Existem dois aspectos importantes que envolvem essa pergunta. O primeiro ponto é a dificuldade em lidar com a orientação sexual e, dessa forma, não conseguir pôr em prática o desejo. Há a vontade e a atração por homens, mas ainda tem algum obstáculo para encarar essa questão. 

Muitas pessoas que apresentam uma orientação sexual diferente daquela aceita pela maior parte da população têm dificuldade em lidar com isso. Se o indivíduo não é heterosexual e sim homo ou bissexual, muitas vezes ele acaba incorporando o preconceito que existe na sociedade e passa a tê-lo em relação a si próprio. 

Não faz sentido não aceitar a sua orientação sexual, não colocar a vida em prática, ficar sofrendo, e fazer algo que não gosta de fazer só porque não consegue lidar com a questão. Por isso, se for algo extremamente difícil para você, a recomendação é procurar um profissional de saúde mental - psicólogo, terapeuta ou psiquiatra - para poder ajudá-lo a desenvolver a aceitação. 

O segundo aspecto importante está em se relacionar com uma mulher, sendo que sente atração por homens. Quando nos relacionamos, a outra pessoa acredita ter o parceiro ali por inteiro. Porém, nesse caso, o corpo está presente, mas a cabeça e as emoções estão longe.

Juntando os dois aspectos, o conselho é buscar ajuda e conseguir colocar a vida em prática. Afinal, o tempo e as oportunidades passam e, quem sabe, em um futuro próximo, seja possível juntar emoção, afeto, tesão e estabelecer um relacionamento bacana com uma pessoa do mesmo sexo.