Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Posso alargar ou retirar o freio do meu pênis em casa?

A fimose é caracterizada pelo excesso de pele que recobre o pênis - iStock
A fimose é caracterizada pelo excesso de pele que recobre o pênis - iStock

Redação Publicado em 24/08/2021, às 16h00

“Doutor, tenho freio curto e, quando o pênis está ereto, a pele não desce e a cabeça do pênis fica tampada. Tenho vergonha de pedir ajuda para os meus pais e o pior: o único médico da cidade é o meu sogro. Eu consigo alargar ou retirar o freio em casa?”

Não é para tirar o freio do pênis em casa ou tentar abrir a fimose por conta própria. Isso pode acabar te machucando e, portanto, o melhor a se fazer é procurar a ajuda médica. 

@jairobouer

“POSSO ALARGAR OU RETIRAR O FREIO DO MEU P&N!S EM CASA MESMO?” 🚨#j#airoresponde #d#uvida #d#icas

♬ som original - jairobouer

Dá para resolver fimose sem cirurgia?

A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, que é a pele que recobre a glande – mais conhecida como a cabeça do pênis.

Quando o orifício de saída é muito estreito, é mais difícil colocar a glande para dentro ou para fora da pele. Isso dificulta a higiene adequada, favorecendo infecções, e pode até causar dor e desconforto na relação sexual.

Dependendo do grau da fimose e da idade do menino, eventualmente, existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande.

Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para avaliação e possível cirurgia, que é um procedimento bem simples e rápido. 

Quando a cirurgia é necessária?

Em um cenário normal, o orifício do prepúcio – pele que reveste a glande – permite que a cabeça do pênis entre e saia sem grandes problemas. Porém, quando existe uma espécie de anel fibroso dificultando essa exteriorização, a situação ganha o nome de fimose. 

Confira:

No geral, ela é caracterizada pelo excesso de pele que recobre o pênis, dificultando a exposição da glande. Essa é uma condição comum em grande parte dos meninos e que tende a desaparecer por volta dos três ou quatro anos de idade. Quando isso não acontece e os medicamentos e os exercícios não funcionam, o médico entra em cena. 

Quais os benefícios ?

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação, entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

  • Aumento do desempenho sexual: sem a pele, a movimentação durante as relações sexuais torna-se mais agradável e fácil;
  • Eleva a sensibilidade da glande e, consequentemente, oferece muito mais prazer;
  • Reduz as chances de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST): como a pele do prepúcio é feita de uma mucosa, essas doenças podem se instalar;
  • Melhora da higienização: sem a pele, a limpeza é mais simples e rápida.

Veja também: