Doutor Jairo
Assista » Álcool

Por que a bebida dá mais prazer na hora da relação sexual?

O álcool aumenta comportamentos de risco e a probabilidade de relações sexuais sem preservativo - iStock
O álcool aumenta comportamentos de risco e a probabilidade de relações sexuais sem preservativo - iStock

Redação Publicado em 19/12/2021, às 11h00

“Doutor, por que a bebida dá mais prazer na hora do ato sexual?”

Isso não necessariamente acontece. Em um primeiro momento, o álcool até funciona como estimulante, a pessoa pode ficar mais relaxada, empolgada e ter a sua ansiedade reduzida. 

Muitas vezes, quando vamos fazer sexo, estamos muito ansiosos, o que acaba impactando no nosso desempenho sexual. Dessa forma, em suas doses iniciais, o álcool consegue fornecer a sensação de ter mais prazer no sexo devido a essa inibição da ansiedade. 

A questão é que as pessoas começam a beber mais porque acreditam que terão um prazer maior, mas, em grandes quantidades, o álcool acaba prejudicando as respostas do corpo ao estímulo sexual, já que ele é um depressor do sistema nervoso central. 

Assim, o que era para ser bom, fica sem graça e, às vezes, o indivíduo desiste no meio porque não consegue seguir em frente. Por isso, é importante dissociarmos essa ideia de que estar sob efeito de bebidas alcoólicas é sinônimo de mais prazer no sexo. 

Confira:

Como o álcool pode prejudicar o sexo?

A relação entre álcool e sexo é complicada. Como inúmeras coisas da vida, existe um lado bom e um lado ruim.

Uma bebida alcoólica pode ajudar alguém a se abrir para atividades sexuais saudáveis, mas, se consumido em grandes quantidades, o álcool também pode levar a situações perigosas. Veja algumas delas:

1. Julgamento prejudicado

Se não estivermos com uma pessoa que nos dê segurança, o álcool pode fazer com que tomemos decisões alteradas sobre fazer sexo ou nos tornar vulneráveis a relações sexuais desprotegidas.

Isto ocorre porque o álcool exacerba os comportamentos sexuais de risco e aumenta a probabilidade da ocorrência de relações sexuais sem preservativo com parcerias não estáveis, causando maior exposição às infecções sexualmente transmissíveis e relações não consensuais. A bebida alcoólica em excesso não ajuda no bom desempenho sexual, falso mito que precisa ser combatido.

2. Baixo desempenho sexual

Muito álcool geralmente causa disfunção erétil. Para as mulheres, pode desidratar a vagina, tornando a penetração desconfortável e, até mesmo, dolorosa.

3. Nos separa da realidade

Estar em estado de embriaguez, às vezes, é uma forma passiva de não estar presente de verdade com nossa parceria ou de compreender as necessidades sexuais e emocionais da outra pessoa.