Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

Confira 14 motivos para você não parar de fazer sexo

Adultos em relacionamentos sólidos, que fazem mais sexo, têm menos probabilidade de ficarem deprimidos - iStock
Adultos em relacionamentos sólidos, que fazem mais sexo, têm menos probabilidade de ficarem deprimidos - iStock

Redação Publicado em 17/07/2021, às 12h00

Que o sexo faz bem para o corpo e a mente, praticamente todos sabemos. Mas não custa nada dar uma refrescada na memória, não é mesmo? Portanto, confira estes 14 motivos para nunca parar de praticar, se você ainda precisar de incentivos.

Aguça a mente: veja que notícia sensacional – o sexo tem sido associado à produção de novas células cerebrais, e isso é uma coisa ótima. Pessoas com mais de 50 anos que faziam sexo com frequência eram mais capazes de lembrar números e fazer contas básicas, e a diferença era muito grande em relação às demais. Parece ajudar mais os homens do que as mulheres, mas ambos se saíam melhor do que aqueles que faziam menos sexo.

Ajuda a dormir: o orgasmo desencadeia uma onda de endorfina e oxitocina tanto em homens quanto em mulheres, o que diminui a dor e relaxa. Ambos os hormônios podem ajudá-lo(a) a dormir com mais facilidade, embora, de acordo com os cientistas (e muitas mulheres), o efeito seja mais pronunciado nos homens.

Auxilia a engravidar: se vocês estão tentando ter um bebê, quanto mais sexo vocês fizerem, maior será a probabilidade de acertarem a época fértil do mês. Além disso, mais sexo também pode preparar as mulheres para a gravidez e melhorar a qualidade do esperma nos homens, o que pode acelerar o processo.

Bom para o coração da mulher: esta é especial para as mulheres. Aquelas que fazem sexo algumas vezes por semana têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que as que fazem sexo uma vez por mês. Não está claro se isso é porque as mulheres mais saudáveis gostam de transar com mais frequência ou porque transar ajuda a proteger o coração feminino.

Bom para saúde mental: adultos em relacionamentos sólidos que fazem mais sexo têm menos probabilidade de ficarem deprimidos ou de tomar medicamentos para problemas de saúde mental. Você fica feliz e ainda economiza com terapia e consultas médicas.

Combate o resfriado: que vitamina C, que nada. Uma pesquisa mostrou que estudantes universitários que faziam sexo duas vezes por semana tinham mais anticorpos que combatiam resfriados na saliva do que aqueles que faziam sexo com menos frequência.

[Colocar ALT]
Mulheres que fazem sexo algumas vezes por semana têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas - iStock

Emagrece: quanto mais sexo você fizer, mais magro você provavelmente será. É por que mais sexo o mantém em forma? Ou por que as pessoas magras fazem mais sexo? Os cientistas não sabem realmente, mas tudo de que você precisa é um(a) parceiro(a) e uma balança de banheiro para tentar descobrir.

Exercício: claro que não dá para comparar, pois não é necessariamente um treino completo, mas sexo pode ser tão bom para você quanto um exercício moderado. Isso porque ele aumenta a frequência cardíaca quase da mesma forma que uma caminhada rápida ou um lento passeio de bicicleta.

Faz você viver mais: um estudo sugeriu que as mulheres casadas que tinham orgasmos com mais frequência tinham uma leve tendência a viver mais. Os pesquisadores não têm certeza se o sexo realmente prolonga a vida delas ou se fazer sexo é um sinal de uma pessoa mais saudável. Mas, por que se arriscar, não é mesmo?

Futuro: pessoas que fazem mais sexo podem ter melhor qualidade de vida. E isso não vale apenas para o momento atual, mas também no futuro. Se você tiver uma vida sexual ativa, inclusive na meia-idade, é mais provável que continue assim à medida que envelhecer, o que está relacionado a uma melhor saúde e mais felicidade.

Liga você ao parceiro: o hormônio oxitocina – produzido no hipotálamo e conhecido como “hormônio do amor” – é liberado durante o sexo e desperta sentimentos de intimidade, afeto e proximidade com seu(sua) parceiro(a). Isso ajuda a construir um relacionamento forte e estável, o que é bom para todos os envolvidos.

Pode curar dor de cabeça: agora você vai ter de parar de usar aquela desculpa “Hoje não, querido. Estou com dor de cabeça". Isso porque o sexo pode combater a dor, o que inclui alguns tipos de dores de cabeça, como enxaquecas. Não está no clima? Então experimente: “Hoje não, querida. Estou com uma doença estomacal altamente contagiosa”. Essa funciona sempre.

Reduz o estresse: as pessoas que fazem mais sexo ficam menos ansiosas quando enfrentam tarefas estressantes, como falar em público ou fazer um trabalho complexo. Mas, de acordo com estudos, só funciona quando você tem um(a) parceiro(a) – se masturbar não conta.

Te deixa feliz: você não precisa exagerar – uma vez por semana é o bastante. Mais do que isso, o efeito desaparece. Mas os cientistas estudaram apenas casais em relacionamentos firmes, então se você está tentando cumprir sua cota tendo vários encontros, os benefícios não contam.

Veja também: