Doutor Jairo
Assista » Balada

Misturar energético com álcool faz mal ao coração?

Muita gente mistura álcool e energético para tornar o sabor da bebida mais palatável - iStock
Muita gente mistura álcool e energético para tornar o sabor da bebida mais palatável - iStock

Sinto o coração acelerado quando tomo energético com uísque. Isso é normal?

Essa dúvida é importante, pois muita gente mistura energético com bebida alcoólica para melhorar o sabor, ou adocicá-la, para que fique mais palatável. Só que isso pode ter algumas consequências para a saúde.

Existe uma quantidade maior de açúcar nos energéticos, além de uma grande quantidade de cafeína. Algumas pessoas são mais sensíveis a essa cafeína, e podem ter taquicardia, palpitação e uma sensação de agitação psicomotora que não é muito agradável.

Dependendo da quantidade consumida, ou se você está usando muito álcool ou muito energético, essa dose elevada de cafeína pode trazer essas consequências, e seu coração pode ficar mais acelerado.

Além disso, se você está bebendo muito energético, você possivelmente está consumindo também muito álcool, e isso também pode ter impactos negativos para a sua saúde, como desidratação, sonolência, risco de comportamentos menos cuidadosos e por aí vai.

Portanto modere na ingestão de bebida alcoólica e, se você for uma pessoa sensível ao energético, talvez ele não seja a melhor alternativa para você.

Este conteúdo é uma parceria com JC

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr