Doutor Jairo
Leia

Mistura de energético com álcool faz desejo de beber aumentar, diz estudo

Imagem Mistura de energético com álcool faz desejo de beber aumentar, diz estudo

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h16 - Atualizado às 23h57

Misturar energéticos com álcool faz com que o desejo de beber aumente, deixando o usuário mais propenso a se envolver em agressões e sexo ocasional. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (18) na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research, e divulgada no jornal britânico Daily Mail.

O trabalho analisou os efeitos da mistura de bebidas com altas doses de cafeína e vodca em 46 mulheres e 29 homens. Os resultados mostram que o apetite para o álcool aumenta com essa mistura, o que não acontece tanto com outras, como álcool e refrigerante, ou mesmo quando a bebida alcoólica é consumida pura.

Isso facilita o chamado consumo em “binge”, ou seja, beber grandes quantidades de álcool em pouco tempo, um comportamento de risco. Os pesquisadores afirmam que o efeito foi visível mesmo quando os consumidores diluíram a mistura em suco de frutas.

Um dos autores do estudo, o psicólogo Peter Miller, professor da Universidade de Deakin, em Melbourne, na Austrália, observa que o risco de agressões foi constatado mesmo no ambiente controlado da pesquisa, o que indica que o problema pode ser muito pior na realidade.

Mesmo com níveis baixos de embriaguez, as pessoas ficam menos inibidas e mais propensas a beber mais. E, quanto mais bêbado, maior o risco de ser vítima de violência, e mesmo de fazer escolhas erradas e ficar com alguém que jamais ficariam se estivessem sóbrias.

Outras pesquisas já demonstraram que a mistura de energéticos e bebidas alcoólicas leva as pessoas a beberem mais, por isso é preciso tomar cuidado com essa tendência cada vez mais comum em festas e bares.