Doutor Jairo
Assista » Saúde

Insônia involuntária: saiba o que é e como lidar com isso

Confira dicas para dormir melhor
Confira dicas para dormir melhor - Reprodução

Redação Publicado em 07/04/2021, às 15h51

Por conta da pandemia, temos trabalhado mais nesse momento de home office e, às vezes, essa rotina começa até antes de sair da cama, no celular. Depois, antes de dormir, a pessoa aproveita o tempo livre para mexer no celular e assistir a filmes e séries.

Foi a partir daí que começou a surgir um fenômeno curioso: trabalhamos o dia todo, não temos tempo de fazer o que gostamos e, quando vamos para a cama, em vez de dormir, aproveitamos para ter um momento de lazer. Algumas pessoas têm chamado isso de “procrastinação de vingança na hora de dormir”. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Contudo, com essa história de aproveitar a noite para ver séries ou cuidar de outros hobbies, a quantidade de horas dormidas fica prejudicada. O problema é que, idealmente, as pessoas deveriam dormir de seis a oito horas por noite. Se o indivíduo dorme menos do que o necessário, pode ficar mais irritado e estressado no dia seguinte, além de não render tanto. Cronicamente, isso pode levar até a um estado de ansiedade e depressão. 

Logo, é preciso tomar muito cuidado com esses hábitos, pois, afinal, não se trata de uma insônia por acaso, é uma insônia “voluntária”.

O ideal seria que conseguíssemos inserir as horas de lazer no tempo em que estamos acordados e alertas, e separar oito horas, durante a noite, para um bom descanso. Vale lembrar, inclusive, que é durante esse período que temos uma série de regulações corporais, como liberação de hormônio, relaxamento e mais.

Dicas para conseguir dormir mais facilmente:

  • Desligue todos os aparelhos eletrônicos um tempo antes de se deitar;
  • Deixe a luz um pouco mais apagada;
  • Deixe as coisas organizadas para o dia seguinte;
  • Quando deitar na cama, tente relaxar, lendo um livro ou uma revista;
  • Evite estímulos luminosos, como telas de celular e computador.