Doutor Jairo
Assista » Saúde

É possível continuar fértil após a vasectomia?

A vasectomia pode melhorar a vida sexual já que os homens se preocupam menos com a gravidez
A vasectomia pode melhorar a vida sexual já que os homens se preocupam menos com a gravidez - Freepik

Redação Publicado em 15/04/2021, às 16h11

Doutor, existe a possibilidade de o homem fazer a vasectomia e ainda continuar fértil?

Na verdade, o que acontece é que alguns espermatozoides podem sobreviver nos canais responsáveis por conduzi-los dos testículos ao pênis. Até três meses após o procedimento cirúrgico, ainda é possível que eles saiam durante a ejaculação, aumentando as chances de uma gravidez. 

Entretanto, esses espermatozoides não foram produzidos nos testículos após a vasectomia e “pularam” até o pênis - afinal, as vias que os levavam foram interrompidas - eles apenas sobraram no meio do caminho.  

Portanto, como forma de segurança, é importante procurar saber se o esperma contém ou não espermatozoides para que o homem possa ter relações sexuais sem risco de gravidez

Vale lembrar que a vasectomia é um procedimento simples e rápido – dura cerca de 20 minutos e não exige internação -  e consiste em cortar e obstruir os canais deferentes, fazendo com que deixe de haver espermatozoides no líquido ejaculado.

Vasectomia afeta o rendimento no sexo?

A vasectomia é considerada um método definitivo, embora seja reversível em certos casos. Alguns estudos indicam que os homens tendem a ficar menos preocupados com uma gravidez indesejada após o procedimento, podendo até melhorar a vida sexual.

Além disso, não procede a informação de que a vasectomia poderia diminuir o volume de esperma e não altera a função dos testículos. Eles continuam produzindo espermatozoides e hormônios após o procedimento.

É importante ressaltar ainda que os níveis de testosterona variam muito, então uma taxa que é considerada baixa para um homem pode não ser para outro. Seria preciso acompanhar os níveis hormonais ao longo da vida para saber se realmente houve alguma alteração importante.