Doutor Jairo
Assista » Dúvida

A diferença de altura pode interferir no sexo?

A vagina é uma cavidade virtual que, quando estimulada, dilata e tem lubrificação - iStock
A vagina é uma cavidade virtual que, quando estimulada, dilata e tem lubrificação - iStock

Redação Publicado em 16/12/2021, às 18h00

“Doutor, minha namorada sente muita dor na penetração. Ela tem 1,46 de altura e eu 1,80. Isso pode interferir?”

Nesse caso, há uma diferença importante de altura, são mais de 30 centímetros, mas isso não necessariamente vai impactar a vida sexual do casal e provocar dor na hora da penetração.

A vagina é uma espécie de cavidade virtual. Ou seja, quando ela não está sendo utilizada, praticamente desaparece. Entretanto, no momento em que ela é usada e estimulada, se alonga, dilata e tem uma lubrificação importante, facilitando a penetração.

A resposta ao estímulo sexual é mais importante 

Na verdade, o fato de um ter 1,80 e outro 1,46 de altura não necessariamente afeta a resposta sexual da mulher e não é por isso que ela sentirá dor. Muito mais importante que essa diferença de estatura é o retorno que o próprio corpo dá ao estímulo. 

Em outras palavras, se a mulher estiver bem estimulada, tranquila e confortável com tudo o que está acontecendo, provavelmente a sua vagina vai dilatar, alongar, ter uma boa lubrificação e a penetração vai provocar pouca dor e desconforto.

Confira:

Por outro lado, se a parceira está ansiosa, tensa e insegura, a vagina não dilata, podendo tornar a relação sexual extremamente desconfortável. A recomendação é dosar a intimidade, a calma, a tranquilidade, a segurança e caprichar bastante no estímulo antes da penetração para que ela possa acontecer sem dor. 

E se, de repente, a mulher reclamar que a penetração está muito profunda e isso está machucando um pouco, por exemplo, talvez seja interessante começar de forma mais lenta, com algo mais superficial, até o momento que ela esteja mais tranquila e confortável. A partir daí, é possível aumentar a intensidade, a frequência e, até mesmo, a profundidade dessa penetração.

O ideal é sempre conversar, tentar deixar a parceria tranquila e à vontade. Caso o casal não esteja conseguindo resolver essa dificuldade, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um especialista.