Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Uso apps de relacionamento e estou estressado; o que fazer?

Como qualquer coisa na vida, exagerar no uso de apps de relacionamento pode fazer mal
Como qualquer coisa na vida, exagerar no uso de apps de relacionamento pode fazer mal - iStock

Redação Publicado em 11/06/2021, às 09h00

Doutor, estou meio estressado de ficar usando aplicativos de encontro o tempo todo. O que eu faço? 

Essa é uma dúvida curiosa. Como qualquer coisa na vida, o exagero pode fazer mal e a pessoa acaba ficando ansiosa, dependente e se sentindo meio “viciada” em um determinado padrão de comportamento. 

No caso do uso de aplicativos de encontro não é diferente. Tem muita gente que começa a usar um, dois, três apps distintos, todos ao mesmo tempo, na tentativa de encontrar alguém. Entretanto, nem sempre a busca é proporcional ao resultado.

Assim, a pessoa passa dias ou semanas tentando achar alguém bacana e não consegue. Essa situação, por si só, já causa um desgaste e um certo estresse emocional. Além disso, essa sensação de receber muitos “nãos” é algo que não faz bem para a autoestima.

Confira:

A dinâmica mudou

Antigamente, por exemplo, quando a pessoa ia para uma festa, fazia algumas investidas com pessoas diferentes e, se não conseguisse nada, voltava para casa e “vida que segue”. Porém, com a chegada dos aplicativos, muitas vezes, em um único dia a pessoa recebe vários “nãos”, proporcionalmente ao tempo que ela fica conectada à plataforma. 

Dessa maneira, como tudo na vida, é fundamental moderar no uso dos aplicativos de relacionamento, caso contrário, o que era para ser uma diversão, pode acabar se tornando uma espécie de sofrimento.