Problemas para dormir: é menopausa ou pandemia?

Dúvida da Adriana: Doutor, eu não estou conseguindo dormir desde o começo do home office. Você acha que é por causa do climatério que eu estou enfrentando

Jairo Bouer Publicado em 20/10/2020, às 10h50 - Atualizado às 11h03

-

Dúvida da Adriana: Doutor, eu não estou conseguindo dormir desde o começo do home office. Você acha que é por causa do climatério que eu estou enfrentando ou da pandemia?

Dr. Jairo Bouer: Oi, Adriana, é difícil a gente responder à distância o que pode estar acontecendo com você, mas a gente vai trazer algumas informações.

Primeiro, quando a mulher entra no climatério, as mudanças hormonais elas podem impactar em algumas questões emocionais, em algumas questões físicas, e isso pode acabar levando a uma maior dificuldade de sono, então é importante que elas busquem o apoio de um ginecologista para que ele possa avaliar esse impacto.

 

Segundo ponto: muita gente que está em casa desde o começo da pandemia também conta para a gente que tem uma piora no padrão de sono, então são pessoas que ficam mais estressadas, mais ansiosas, mais sobrecarregadas, ficam plugadas e ligadas nas telas mais tempo. Isso tudo tem deixado as pessoas mais estressadas e, quando a gente junta esse estresse com a incerteza, com a mudança de rotina, com os medos, tudo isso, de alguma forma, também pode contribuir para uma piora do padrão de sono.

Resumo da ópera, tem várias condições para piorar teu sono e é fundamental que você invista na higiene do sono.

Porque uma baixa qualidade do sono impacta tremendamente a nossa saúde física e mental.

Saiba mais:

Sono ruim pode fazer a gente ver problemas onde eles não existem

Sono piorou desde a pandemia; por que será?

Veja também:

Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube

sono mulheres insônia menopausa climatério pandemia tira dúvidas

Leia também

Sono piorou desde a pandemia; por que será?


Sono ruim pode fazer a gente ver problemas onde eles não existem


Como lidar com os sintomas da menopausa?