Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Peguei Covid-19 e estou há 14 dias isolado. Já posso fazer sexo?

O período de maior transmissibilidade da Covid-19 são os primeiros 10 dias
O período de maior transmissibilidade da Covid-19 são os primeiros 10 dias - Freepik

Redação Publicado em 17/04/2021, às 09h00

Doutor, minha esposa testou positivo para a Covid-19 e já se passaram 14 dias de isolamento. Podemos voltar a fazer sexo?

A resposta é sim!

Pelas evidências acumuladas até hoje, o período de maior transmissibilidade do novo coronavírus está nos primeiros 10 dias de infecção. Depois de 14 dias, a maior parte das pessoas não transmite mais a doença. 

Por isso, após esse período, os indivíduos podem voltar a circular, a trabalhar e a interagir com os outros que moram e compartilham a mesma casa, caso estivessem isolados em um quarto. Sendo assim, obviamente, ao voltar a compartilhar as áreas comuns do lar, as pessoas também podem fazer sexo sem maiores problemas ou riscos.

Será que também estou infectado? 

Outro ponto interessante de pensar é se, nesses 15 dias que ambos ficaram juntos dentro de casa, eventualmente o parceiro(a) também tenha sido infectado pela Covid-19 e teve poucos ou nenhum sintoma.

Nesses casos, se há alguma dúvida, o recomendado é conversar com o médico a respeito. Ele pode pedir alguns exames de anticorpos para mostrar se a pessoa teve ou não contato com o novo coronavírus.