Doutor Jairo
Leia » Sexo na pandemia

Transar de máscara evita a Covid-19? Jairo Bouer responde

Será que transar de máscara é garantia de proteção contra a Covid-19?
Será que transar de máscara é garantia de proteção contra a Covid-19? - Freepik

Redação Publicado em 13/04/2021, às 17h27

A pandemia e o isolamento social nos tiraram algo essencial para muitos de nós: sexo. Se a gente precisa evitar contato físico, não dá pra transar. Mas claro, há quem arrisque. Então tem como arriscar e tentar se proteger de alguma forma? O médico Jairo Bouer foi convidado para responder a essa e outras dúvidas com muito bom humor no podcast E aí, gay?, dos jornalistas Felipe Dantas e Thiago Theodoro.

Sexo de máscara é efetivo?

Jairo explica que transar com uma máscara de qualidade, como a PFF2 ou a N95, é melhor do que transar sem. Mas a verdade é que não tem como garantir 100% de proteção:  "Você tem a proximidade, o toque, tem as secreções, como o suor, que acabam sendo trocadas, tem que sair correndo para tomar banho...é complexo". 

Estamos vivendo uma situação em que é preciso administrar riscos. Então se for possível transar ao ar livre, de máscara, e tomar banho logo em seguida, tudo isso torna a relação mais segura em termos de transmissão da Covid-19. Mas para que o risco seja zero, o ideal seria não transar. Ou então transar apenas com quem já convive com você ou após os dois seguirem uma quarentena rigorosa. 

Ouça o trecho do episódio: