Doutor Jairo
Ouça

Hipotireoidismo: atividade física regular substitui reposição hormonal?

None

Jairo Bouer Publicado em 07/12/2020, às 09h00

Jairo, tenho hipotireoidismo e faço reposição hormonal. Se eu praticar atividade física regular, posso deixar de tomar o hormônio?

Hipotireoidismo é uma diminuição na produção do hormônio tireoidiano pela tireoide, uma glândula que fica na região do pescoço. Esse hormônio é essencial para uma série de ações no organismo. Quem tem hipotireoidismo pode ter uma dificuldade maior em perder peso, desenvolver sintomas depressivos, sentir fadiga e dores pelo corpo, entre outros sintomas.

Sendo assim, é muito importante fazer o diagnóstico, entender a causa do hipotireoidismo e, em muitas circunstâncias, o médico vai prescrever o hormônio tireoidiano, que pode ser tomado durante a vida toda.

A prática de atividade física é permitida, desde que seja orientada pelo médico e um profissional de educação física. Entretanto, é muito pouco provável que a prática regular de exercícios reverta o processo de hipotireoidismo para que você possa deixar de lado a reposição hormonal.

Muitas vezes há um um processo autoimune envolvido, ou seja, um ataque do próprio organismo que leva à perda progressiva de função da glândula tireoide. E fazer exercícios regularmente não reverte esse processo.

A recomendação é fazer atividade física, sim, e junto com isso, a avaliação clínica periódica com o especialista, que vai poder te dizer por quanto tempo você precisará tomar o hormônio, em quais doses, e até se um dia será possível interromper a reposição hormonal, dependendo da causa do hipotireoidismo.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais:

Atividade física regular faz você ter dieta mais saudável sem perceber

Fabio Assunção analisa efeitos de atividade física no emocional; será que alivia a ansiedade?