Doutor Jairo
Ouça » Emoções

Existe tratamento para bulimia? Saiba como procurar ajuda

Diversos especialistas da área da saúde estão dispostos a ajudar quem tem a condição
Diversos especialistas da área da saúde estão dispostos a ajudar quem tem a condição - Crédito: iStock

Redação Publicado em 22/12/2020, às 09h00

“Descobrir outro dia que a Lady Di tinha bulimia e acho que também estou tendo esse tipo de comportamento. O que eu faço?” 

A nova temporada do The Crown, que conta a história da Família Real Britânica, apresenta a Princesa Diana contando sua experiência com a bulimia. 

A condição é um comportamento em que as pessoas alteram momentos em que elas têm dietas muito restritivas e momentos de descompensação, em que elas ingerem uma grande quantidade de alimento em um curto intervalo de tempo. 

Depois, elas se sentem culpadas com esse comportamento e provocam vômitos, tomam laxantes, usam diuréticos, e se exercitam excessivamente para tentar eliminar essas calorias. 

Esse comportamento acontece, muitas vezes, em pessoas com preocupações com a imagem corporal e é mais comum em mulheres jovens do que em homens. 

Se você acha que esta tendo um comportamento que lembra a bulimia é muito importante você procurar ajuda um profissional que poderá identificar o quadro, por exemplo nutrólogo, psicólogo ou psiquiatra.

Todos estão aptos a te ajudar a entender melhor o que esta acontecendo e como você trata essa questão que, se não for tratada, pode evoluir e causar muitos riscos a sua saúde.