Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Como sair de um relacionamento com dependência emocional?

Em um relacionamento saudável, existe um equilíbrio entre o "eu" e o "outro" - iStock
Em um relacionamento saudável, existe um equilíbrio entre o "eu" e o "outro" - iStock

Redação Publicado em 07/04/2022, às 09h00

“Doutor, como sair de um relacionamento com dependência emocional?

Antes de entrar no tema, existe um ponto a ser pensado por quem está enfrentando uma situação como essa: a pessoa está realmente querendo sair desse relacionamento ou quer fazer com que ele funcione de outra forma? 

A questão da dependência emocional é séria e, às vezes, o indivíduo demora um tempo para identificar. Ela pode acontecer em qualquer tipo de relacionamento, mas é mais comum nos afetivos.

Quais são as características? 

Entre os principais sinais de um relacionamento com dependência emocional estão:

  1. Visão idealizada da parceria ou do relacionamento;
  2. Acreditar que a sua vida não tem sentido sem o outro;
  3. Acreditar que não pode encontrar felicidade ou segurança só;
  4. Medo persistente de rejeição;
  5. Necessidade constante de segurança;
  6. Sensação de vazio e ansiedade ao passar um tempo só;
  7. Precisar do outro para construir autoestima, confiança e valor próprio;
  8. Sentimentos de ciúme ou possessividade
  9. Dificuldade em confiar nos sentimentos do outro.

Em relações assim, muitas vezes, a pessoa acaba se deixando de lado e “esquecendo” de si mesma. Ou seja, ela deixa de fazer as coisas que acha importante, como passar tempo com os amigos e com a família, e leva uma vida só em função do relacionamento. 

Vale lembrar que o ideal em uma relação é que exista um equilíbrio entre a própria pessoa e o outro. Se o relacionamento está desequilibrado, isso pode pesar.

Portanto, é importante refletir: será que o desejo é recalibrar o relacionamento ou colocar um ponto final na história? 

Confira:

Quais os impactos da dependência emocional?

A dependência emocional pode ter um impacto significativo nos relacionamentos afetivos, mas os efeitos também podem se estender para outras áreas da vida.

Problemas no relacionamento

Na maioria das vezes, a dependência emocional não abre caminho para relacionamentos saudáveis. Pessoas emocionalmente dependentes normalmente experimentam sentimentos de insegurança ou de dúvida, precisando da aprovação da parceria para se sentirem bem consigo mesmas. 

Perguntas como “Você me ama?” ou "Você não quer terminar, quer?" podem ser frequentes, assim como tentativas de controlar com o objetivo de segurar a relação. Mas, quando alguém se sente manipulado ou incapaz de fazer suas próprias escolhas, isso pode ser um motivo para terminar.  

Estresse 

A dependência também envolve frequentemente algum nível de sofrimento emocional. Preocupações constantes sobre o futuro do relacionamento e a reciprocidade dos sentimentos podem gerar ansiedade, estresse e desconforto. 

Além disso, quando não estão juntos, a pessoa que sofre de dependência emocional pode experimentar altos níveis de estresse, capazes de afetar a forma como ela sente e expressa suas emoções, apresentando:

  • Mudanças bruscas de humor;
  • Mau humor persistente ou sentimentos de depressão;
  • Explosões de raiva ou tristeza, incluindo chorar ou gritar;
  • Expressões físicas de seus sentimentos, incluindo violência contra pessoas ou objetos;
  • Tensão muscular, dores de cabeça ou sofrimento estomacal.

Falta de autocuidado 

A dependência emocional pode fazer com que a pessoa deixe a si mesma de lado. Ou seja, o sofrimento emocional provocado por essa situação pode facilmente ocupar a maior parte do seu espaço mental. 

Assim, o indivíduo deixa de fazer atividades que antes considerava agradáveis, bem como passar tempo com os amigos e a família – ambas são práticas de autocuidado e que permitem que a pessoa cuide das próprias necessidades emocionais.