Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

Estresse no relacionamento é contagioso; veja como aliviar isso

Converse sobre seus problemas com o parceiro - iStock
Converse sobre seus problemas com o parceiro - iStock

Redação Publicado em 11/01/2022, às 12h00

Você já deve saber que o estresse pode afetar sua própria saúde, mas o que você pode não perceber é que seu estresse – e como você o gerencia – é contagioso.

Um estudo mostrou que o estresse no relacionamento pode alterar os sistemas imunológico, endócrino e cardiovascular dos envolvidos. A pesquisa, feita com recém-casados, descobriu que os níveis de hormônios do estresse eram maiores quando os casais eram hostis durante um conflito – ou seja, quando eram críticos, sarcásticos, falavam com um tom desagradável e usavam expressões faciais agravantes, como revirar os olhos.

Confira:

Da mesma forma, em outro estudo, pessoas em relacionamentos hostis tiveram cicatrização mais lenta de feridas, inflamação mais alta, pressão arterial mais alta e maiores alterações na frequência cardíaca durante o conflito. Homens de meia-idade e idosos tinham pressão arterial mais alta nos momentos em que suas esposas relataram maior estresse. E os parceiros que sentiram que não estavam sendo cuidados ou compreendidos tiveram pior bem-estar e taxas de mortalidade mais altas 10 anos depois, quando comparados com aqueles que se sentiram mais cuidados e apreciados por seus parceiros.

Por que o estresse tem impacto na saúde?

O cortisol é um hormônio que desempenha um papel fundamental na resposta ao estresse do corpo. Como ele tem um ritmo diurno, seus níveis são geralmente mais altos logo após o despertar e depois diminuem gradualmente durante o dia. Mas o estresse crônico pode levar a padrões insalubres de cortisol, como baixos níveis desse hormônio ao acordar ou a não diminuição ao final do dia. Esses padrões estão associados a um aumento no desenvolvimento de doenças e riscos de mortalidade.

Em um estudo, foi descoberto que pessoas com parceiros estressados que adotaram comportamentos negativos durante o conflito apresentaram níveis mais altos de cortisol mesmo quatro horas após o término do conflito.

Essas descobertas sugerem que discutir com um parceiro que já está estressado pode ter efeitos biológicos duradouros na nossa saúde.

Controlando o estresse…

Aqui estão três maneiras de reduzir o estresse em seu relacionamento.

A primeira dica é conversar e validar um ao outro. Diga ao seu parceiro que você entende os sentimentos dele. Fale sobre coisas grandes e pequenas antes que elas aumentem. Às vezes, os parceiros escondem problemas para proteger um ao outro, mas isso pode piorar as coisas. Compartilhe seus sentimentos e, quando seu parceiro compartilhar em troca, não interrompa. Lembre-se, sentir-se cuidado e compreendido por um parceiro é bom para o seu bem-estar emocional e promove padrões mais saudáveis ​​​​de cortisol, portanto, estar lá um para o outro e ouvir um ao outro pode ter bons efeitos na saúde, tanto para você quanto para seu parceiro.

Em seguida, mostre seu amor. Abraçar uns aos outros, dar as mãos e ser gentil. Isso também reduz o cortisol e pode fazer você se sentir mais feliz. Um estudo descobriu que um relacionamento satisfatório pode até ajudar a melhorar a resposta à vacinação.

Depois, lembre-se de que você faz parte de uma equipe. Casais que se unem para enfrentar o estresse são mais saudáveis ​​e mais satisfeitos com seus relacionamentos. Alguns exemplos para ajudar nessa parte são: fazer o jantar ou deixar recados quando seu parceiro está estressado; relaxar e relembrar os bons momentos juntos; ou experimentar um novo restaurante, dança ou aula de ginástica juntos.

Via: The Conversation

Assista também: