Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Candidíase pode dificultar a entrada dos espermatozoides?

A candidíase costuma provocar um corrimento esbranquiçado, entre outros sintomas - iStock
A candidíase costuma provocar um corrimento esbranquiçado, entre outros sintomas - iStock

Doutor, candidíase na vagina dificulta a entrada dos espermatozoides?

Não, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fato de a mulher ter uma infecção pelo fungo Candida albicans, que causa a candidíase, não impede a entrada dos espermatozoides no colo do útero.

Além disso, se a mulher fizer sexo sem proteção, ela pode transmitir essa candidíase para o seu parceiro. Ou seja, a candidíase precisa ser tratada.

Procure o ginecologista, para obter o tratamento mais adequado e também para se prevenir uma gestação indesejada. O ideal é que você use preservativo, ou seja, a camisinha, ou então que você procure o ginecologista para discutir um método contraceptivo.

Saiba mais sobre a candidíase

Todos nós normalmente temos uma certa de quantidade de fungos que habitam nosso organismo. No entanto, essa população pode crescer muito de uma hora para outra, por  uma série de fatores, como mudanças bruscas na alimentação, consumo excessivo de álcool, uso de roupas íntimas úmidas por períodos prolongados, uso de alguns medicamentos, queda no sistema imunológico ou até estresse e cansaço, só para citar alguns exemplos.

Nas mulheres, a infecção por Candida albicans causa um corrimento esbranquiçado e leitoso, além de coceira, irritação na vagina e nos lábios vaginais e ardor. São sintomas bastante desagradáveis. No homem, a infecção pode causar vermelhidão e irritação no pênis.

O tratamento é feito com medicamentos de uso local (como pomadas ou supositórios vaginais) ou comprimidos. Mas todos eles precisam de indicação médica. O uso equivocado de medicamentos, além de não curar a infecção, pode deixá-la ainda pior e mais resistente ao tratamento correto.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr